Presidente da Anvisa destaca, em visita a Montes Claros, potencial do polo farmacêutico para o desenvolvimento do país

Cerca de 25% dos fármacos exportados pelo Brasil saem do município localizado no Norte de MG

Reunião ocorreu no gabinete do prefeito Guilherme Guimarães e contou com a presença de representantes de diversas entidades.

Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (20), na Prefeitura de Montes Claros (MG), marcou a visita do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Leandro Pinheiro Safatle, ao município. O encontro teve como foco a apresentação do Polo Farmacêutico local e o papel estratégico do setor no desenvolvimento econômico e industrial da região e do Brasil.

Leandro Pinheiro Safatle concedeu entrevista coletiva e destacou o potencial do polo farmacêutico instalado no município.

Durante a reunião, foram destacadas as potencialidades do setor farmacêutico de Montes Claros, o perfil tecnológico das indústrias instaladas, as ações em andamento, as perspectivas de crescimento, o impacto no mercado de trabalho e a necessidade de formação de mão de obra qualificada para atender à demanda do segmento.

Participaram do encontro a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, Fernanda De Negri; Walker Lahmann, diretor-executivo da Eurofarma e presidente da Quifarmo — entidade que representa as indústrias químicas e farmacêuticas de Montes Claros; Guilherme Guimarães, prefeito do município; secretários municipais; Adauto Marques Batista, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg – regional Norte); técnicos do governo federal; entre outros.

Na sequência, a comitiva realizou uma visita técnica à unidade da Eurofarma em Montes Claros, onde conheceu de perto as atividades desenvolvidas pela indústria e os investimentos realizados no município.

Ao falar sobre o potencial do polo farmacêutico local, o presidente da Anvisa ressaltou a importância estratégica de Montes Claros para o país. “Montes Claros tem vontade de desenvolver um polo muito importante para o país, dentro do setor farmacêutico, um polo que hoje exporta a maior parte da produção de medicamentos que o Brasil tem e produz medicamentos que são essenciais para a saúde brasileira”, afirmou Safatle.

Segundo ele, a produção local tem impacto direto na saúde pública e na economia nacional. “O trabalho que tem sido desenvolvido em Montes Claros e a produção que tem sido feita aqui são fundamentais para o país, e a Anvisa está apta a trabalhar para que esse processo continue sendo feito da melhor forma possível”, disse.

Safatle também destacou o papel regulador da agência. “A Anvisa tem um papel fundamental ao fazer com que os produtos consumidos pela população brasileira sejam seguros e eficazes. Esse é o nosso papel: estabelecer regras regulatórias importantes para garantir essa segurança”, explicou.

Fábrica da Eurofarma, uma das maiores farmacêuticas do Brasil, deverá gerar quase 3 mil empregos diretos e indiretos.

De acordo com o presidente da Anvisa, o mercado de medicamentos brasileiro está entre os mais dinâmicos e complexos do mundo. “O Brasil hoje é um dos maiores produtores e consumidores de medicamentos do mundo, com uma grande quantidade de pesquisas voltadas ao desenvolvimento tecnológico, entregando saúde de altíssima qualidade à população brasileira”, completou.

Dados apresentados durante a reunião reforçam a relevância do polo farmacêutico de Montes Claros: cerca de 25% dos fármacos exportados pelo Brasil saem do município, enquanto 20% de toda a exportação de Minas Gerais são de produtos farmacêuticos. A Novo Nordisk, instalada na cidade, responde por aproximadamente 25% das exportações brasileiras do setor. A Anvisa, por sua vez, regula produtos e serviços que movimentam cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, evidenciando a dimensão econômica e social do segmento.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.

Ouvindo...