Ouvindo...

Operação Duplo Eixo desarticula facção ligada ao Comando Vermelho em Minas Gerais e Bahia

Ação integrada é resultado de mais de um ano de investigações

Cerca de 130 policiais civis e militares cumpriram 45 ordens judiciais nesta quinta-feira (30).

Integrantes de uma organização criminosa atuante no tráfico ilícito de drogas e em outros crimes violentos foram alvo, nesta quinta-feira (30), da Operação Duplo Eixo, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil da Bahia (PCBA) e Polícia Militar da Bahia (PMBA).

A ação cumpriu 45 ordens judiciais – entre mandados de prisão, internação de adolescentes e buscas domiciliares – em municípios mineiros como Divisa Alegre, Águas Vermelhas, Cachoeira de Pajeú, Pedra Azul e João Pinheiro, além das cidades baianas de Cândido Sales e Vitória da Conquista.

Resultado de mais de um ano de investigações, a operação identificou uma estrutura criminosa regionalizada e articulada entre os dois estados, vinculada à facção “Tudo 2”, oriunda da Bahia e ligada ao Comando Vermelho. O principal objetivo é desarticular a atuação do grupo, que mantinha bases operacionais nos dois eixos Minas e Bahia.

Ao todo, participaram da operação cerca de 130 policiais civis e militares, com apoio das unidades especializadas da PCMG, incluindo as coordenações de Recursos Especiais (CORE), Operações com Cães (COC) e Aerotática (CAT). Um dos principais alvos da investigação foi preso no município de João Pinheiro (noroeste de MG).

O nome “Duplo Eixo” faz referência à conexão interestadual que sustentava as atividades criminosas.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.