Na manhã desta quinta-feira (30), Montes Claros foi uma das cidades alvo onde agentes da Polícia Federal deflagraram a Operação Arcanum, organizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE). Com o objetivo de desarticular um esquema interestadual de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, foram cumpridos 13 mandados judiciais, sendo sete de prisão e seis de busca e apreensão, em quatro estados brasileiros.
Durante a ação, foram apreendidas duas armas de fogo, valores em dinheiro, documentos e mídias eletrônicas, que devem contribuir para o aprofundamento das investigações.
Especificamente em Montes Claros, os agentes da Polícia Federal cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma fazenda no distrito de Ermidinha, na zona rural do município. Um homem de 32 anos, natural de Aracaju, no Sergipe, foi preso e apontado como um dos integrantes do esquema criminoso.
No local, foram apreendidas duas caminhonetes, celulares, equipamentos eletrônicos e documentos de compra e venda de imóveis, que, segundo a Polícia Federal, eram utilizados para lavagem de dinheiro.
A Operação Arcanum segue em andamento, e os materiais apreendidos serão encaminhados para perícia e análise.