O apresentador Eduardo Novaes recebeu, no programa Plantão da Cidade dessa sexta-feira (15), o tenente-coronel Thiago Vicente de Paula e Silva, novo comandante do 50º Batalhão de Polícia Militar, e a tenente Maria Tereza Souza Caldeira Brant, chefe da Seção de Planejamento Operacional da Unidade, para uma entrevista sobre os desafios e estratégias de segurança pública em Montes Claros e nos municípios da região.
Com pouco mais de duas semanas à frente do chamado “Guardião dos Montes”, o tenente-coronel Vicente destacou que a gestão será marcada pela proximidade com a comunidade. “Nossa proposta é fazer um comando colaborativo, participativo, ouvindo as demandas e estando presente para proteger o cidadão”, afirmou. Ele lembrou ainda a dimensão da área de atuação: “O 50º BPM cobre uma extensão territorial de cerca de 15 mil quilômetros quadrados, incluindo 9 municípios, quase 20 distritos e aproximadamente 150 comunidades rurais”.
A tenente Maria Tereza ressaltou a adoção de estratégias integradas com outros órgãos de segurança, com ações específicas tanto na zona urbana quanto na rural. Entre elas, citou a Operação Agrogerais, voltada ao campo, e a campanha Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher. “As Rádiopatrulhas de Proteção à Mulher realizam um atendimento qualificado às vítimas, acompanhando também os autores, e atuam com palestras para conscientizar a população”, explicou.
Comandante destacou a integração de forças para a promoção da segurança pública
O comandante também reforçou a necessidade da participação coletiva na construção da segurança. “Segurança pública não se faz só com Polícia Militar. Ela é construída a várias mãos, com participação da comunidade, do Judiciário, da Prefeitura e de outras instituições”, destacou. Ele frisou ainda que os canais de denúncia – 190, 181 e 180 – são fundamentais para auxiliar no enfrentamento à criminalidade.
Sobre os desafios da nova gestão, o tenente-coronel Vicente foi direto: “O nosso objetivo é romper barreiras para construir um ambiente seguro e tranquilo”.