Um menino de dois anos morreu na madrugada desta sexta-feira (09), após não resistir às complicações provocadas por um afogamento em piscina, em Montes Claros, no Norte de Minas. A informação foi confirmada à Itatiaia, pelo hospital onde a criança estava internada.
O caso foi registrado na quarta-feira (8), quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado pela unidade da Estratégia de Saúde da Família do bairro José Corrêa Machado. Ao chegar ao local, a equipe da Unidade de Suporte Avançado encontrou a criança em parada cardiorrespiratória, já recebendo os primeiros atendimentos da equipe de saúde.
Os socorristas do SAMU assumiram a ocorrência e deram continuidade às manobras de ressuscitação cardiopulmonar, que duraram cerca de uma hora e meia. Durante o atendimento, o menino sofreu múltiplas paradas cardiorrespiratórias, mas chegou a ser reanimado pelos profissionais.
Após a reanimação, a criança foi medicada, intubada e estabilizada ainda no local, sendo posteriormente encaminhada para a Santa Casa de Montes Claros, onde permaneceu internado em estado grave, respirando com ajuda de aparelhos. Apesar dos esforços das equipes médicas, o menino não resistiu e morreu durante a madrugada.
As circunstâncias do afogamento não foram detalhadas.