Céu nublado sobre Montes Claros. Nas ruas, o passo acelerado de centenas de atletas cortou o silêncio típico do domingo. Uma manhã diferente: enquanto muitos ainda dormiam, outros acordaram cedo para celebrar o esporte e a vida. Foi realizada neste domingo (9) a 7ª edição da Corrida Rústica do Corpo de Bombeiros, evento que já se tornou tradição no calendário esportivo do Norte de Minas.
A concentração, a largada e a chegada aconteceram no estacionamento sul do Montes Claros Shopping, reunindo cerca de 2.500 pessoas e mais de 2.000 inscritos em diversas categorias – entre elas, a “Superação”, voltada a pessoas com deficiência, e a “Corridinha Kids”, que incentivou o esporte entre as crianças.
Setenta e cinco crianças participaram da Corridinha Kids.
Entre os participantes, o casal Fernando Nascimento e Claudilane Pereira destacou a importância do evento como um momento de união e incentivo à saúde. “A gente já participou de várias edições da Corrida do Corpo de Bombeiros. Sem dúvida uma das mais tradicionais aqui da região. Correr em família é bom porque um vai incentivando o outro”, contou Fernando. Claudilane completou: “Parceria é tudo. É muito gratificante estar aqui, encontrar os amigos e celebrar a saúde e o companheirismo”.
O casal Fernando e Claudilane com a colega, e também atleta, Joyce.
Os percursos de 5 e 10 quilômetros reuniram atletas de várias idades, militares, civis e corredores vindos de outras regiões do Estado. O aposentado Antônio Souza da Silva, de 65 anos, completou a prova de 10 km e celebrou o resultado. “Tô muito feliz. Corrida ótima, sempre participo. O Corpo de Bombeiros está de parabéns. O esporte é saúde e conserva os anos de vida”, disse o atleta, satisfeito com o desempenho.
Welberth ficou na terceira colocação da categoria.
Para Welberth Guimarães, praticante de handbike, a Corrida Rústica representa superação e inclusão. Ele afirma que “o incentivo para a prática dos esportes faz muita diferença para a vida do deficiente quanto da pessoa comum” e que vencer desafios pessoais pode inspirar outras pessoas. “Quando você passa por cima dos seus problemas e as pessoas te veem, você serve de exemplo. Se ele consegue, eu também consigo”, destacou.
Além das provas, o evento contou com aquecimento coletivo, apresentação musical da banda Ser Samba, sorteios de brindes e distribuição de mudas, reforçando o compromisso do Corpo de Bombeiros com a preservação ambiental.
Segundo a atleta Ana Cecília Ribeiro Veloso, participar da Corrida Rústica foi uma experiência marcante. “A participação na Corrida de hoje foi algo incrível, primeiramente pela questão do esporte, de promover a saúde, e principalmente pela questão ambiental”, afirmou. Ela destacou a importância da preservação da natureza: “É muito importante a gente estar preservando as florestas. Inclusive estou levando minha mudinha para cultivar no sítio do meu pai, porque temos muito amor e carinho por isso, e eu faço isso para as minhas filhas”.
Os primeiros colocados de cada categoria receberam medalha e troféu.
O major Fábio Gonçalves Spínola, subcomandante do 7º Batalhão, destacou a importância da ação. “Foi incrível promover a saúde e, ao mesmo tempo, junto com o Ministério Público de Minas Gerais, conscientizar sobre o cuidado com o meio ambiente. Trabalhamos para proteger vidas e incentivar hábitos saudáveis. Isso é qualidade de vida”, afirmou.