A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11), a Operação Intervenção, com o objetivo de apurar a prática do crime de descaminho, caracterizado pela importação e comercialização de aparelhos eletrônicos sem o devido recolhimento de tributos.
A investigação teve início após a apreensão de celulares transportados de forma irregular, supostamente sem documentação fiscal idônea, em decorrência de um acidente, em 15 de dezembro de 2024, envolvendo um caminhão na BR-251, nas proximidades do distrito de Barrocão, em Grão Mogol.
Como parte das diligências, foi cumprido mandado de busca e apreensão no município de Caicó, no Rio Grande do Norte, em endereço ligado a um estabelecimento comercial suspeito de atuar na venda de celulares de origem ilícita.
Durante a ação, os policiais apreenderam telefones celulares, dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento de dados, além de documentos fiscais e contábeis que possam auxiliar na comprovação dos fatos, na identificação da origem das mercadorias e na quantificação dos tributos supostamente sonegados.
Ainda segundo a Polícia Federal, as investigações continuam e poderão resultar na responsabilização criminal dos envolvidos, sem prejuízo da apuração de outras infrações que venham a ser identificadas ao longo do trabalho policial.