Ouvindo...

Abrasel promove Festival Gastronômico para fortalecer bares e restaurantes no Norte de Minas

O circuito gastronômico oferecerá pratos criados especialmente para o evento

Representantes da Abrasel concederam entrevista ao programa Itatiaia Ponto Com.

O setor de bares e restaurantes desempenha um papel essencial na economia e na vida social, gerando empregos, movimentando a economia e fortalecendo o turismo. “Mais do que negócios, estamos falando de experiências afetivas, de lazer, sabores e cultura”, destacou a presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha, durante entrevista à Itatiaia.

Para reforçar essa importância, a Abrasel Norte de Minas realiza nesta terça-feira (26) o 1º Happy Hour AbraselNordiminas, um encontro exclusivo para associados, na tradicional Venda do Fred, a partir das 18h. O evento contará com música ao vivo, comida de boteco, a posse do novo conselho da entidade e a presença de Karla Rocha. “A presença da presidente aqui demonstra a força do setor em Montes Claros, que tem um potencial enorme e representatividade em todo o estado”, afirmou Patrick Lucas Ferreira, presidente da Abrasel Norte de Minas.

Karla ressaltou o papel da entidade: “A Abrasel representa todo o setor de alimentação fora do lar – bares, restaurantes, padarias, buffets, churrascarias. Trabalhamos pelo associativismo e também pela representação política, levando as demandas dos empresários às prefeituras, ao governo e ao Congresso”. Segundo ela, um dos principais desafios atuais é a mão de obra: “Não estamos pedindo gente com experiência. A gente ensina. O que precisamos é de pessoas que realmente queiram trabalhar”.

Venda do Fred, onde será realizado o happy hour, tornou-se referência em gastronomia norte-mineira

Além do happy hour, a entidade prepara o 1º Festival Gastronômico Nordiminas, que acontece entre 27 de agosto e 21 de setembro. O circuito reunirá cerca de 15 bares e restaurantes, que irão oferecer pratos criados especialmente para o evento, todos com ingredientes típicos do Cerrado Geraizeiro. “O intuito é valorizar a nossa identidade cultural e, ao mesmo tempo, movimentar o setor em um período de queda no faturamento. Queremos incentivar as pessoas a irem aos bares e experimentarem pratos únicos, com sabores da nossa região”, explicou Patrick.

Entre os ingredientes confirmados estão o pequi, a castanha de baru e o mel de cooperativas locais. Para Karla, o impacto vai além da culinária: “O festival fortalece a cultura, o turismo gastronômico e a economia local. É uma oportunidade para mostrar ao Brasil a riqueza do Norte de Minas”.

Patrick finalizou com um convite aos empresários: “Quem ainda não faz parte da Abrasel precisa refletir sobre o que está perdendo. Estar na associação é ganhar força, visibilidade e oportunidades”.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.