O ano de 2022 marca o bicentenário da Independência do Brasil. Para celebrar a data, uma exposição itinerante está percorrendo cidades históricas de Minas Gerais. Trata-se da mostra “Já Raiou a Liberdade”, que narra o processo histórico de “libertação’’ do povo brasileiro, que resultou no “Grito do Ipiranga” e na criação do Império Brasil. Vista por mais de 20 mil pessoas, a intenção também é promover o envolvimento dos estudantes com os conteúdos trazidos pelo projeto.
A exibição começou em Ouro Preto, cidade considerada o berço da liberdade, depois seguiu para os municípios de Santa Bárbara, Caeté e Nova Lima. Agora o projeto chega em sua reta final que é a cidade de Sabará, localizada a apenas 20 km da capital mineira.
Um domo, que é uma estrutura cenográfica, estará montado no Centro Administrativo Hélio Geraldo de Aquino, entre os dias 01 e 11 de dezembro, levando o público a uma viagem audiovisual pelos principais acontecimentos que culminaram no Grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, e suas consequências, desde então, para formação da civilização nacional.
Por meio de uma experiência imersiva, o visitante será levado a pontos marcantes e fundamentais para todo o processo de transformação da colônia em um Império independente sendo norteada pelos eixos temáticos: “O sonho da liberdade”; “O Brasil vira reino”; “O Príncipe Regente”; “Brava gente brasileira”; “As lutas pela independência no Norte”; e “As tramas da Soberania”.
A exposição “Já Raiou a Liberdade” tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 11 de dezembro, de segunda a sexta de 8 da manhã às 8 da noite e aos sábados e domingos de 9 da manhã às 9 da noite.
Para saber mais e também conferir um pouco do projeto através da mostra virtual, acesse o site www.jaraioualiberdade.com.br.
O projeto
Com projeto expográfico assinado por Luis Sardá, designer especialista em exposições, ambientes efêmeros e permanentes, além de desenvolvimento de museus, a mostra é uma realização da Aurum Produção e Eventos. “Já Raiou a Liberdade” é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. Ao longo de 2022 o Instituto apoiou diversos projetos, mantendo o objetivo de investir em ações de fomento à cultura.
Programa Educativo
Além da exposição, “Já Raiou a Liberdade” também contou com um Programa Educativo, direcionado aos estudantes das redes municipal e estadual das cidades contempladas. A proposta, que continua em andamento, oferece atividades lúdicas que correspondem às particularidades de cada faixa etária. O “Maleta Liberdade” está sendo desenvolvido com crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em paralelo acontece a gincana virtual “Você na Independência”, com os alunos do Ensino Médio. O projeto irá premiar a escola vencedora da gincana com recursos no valor de R$10 mil ao final do ciclo da exposição, no mês de dezembro.
Serviço
Exposição “Já Raiou a Liberdade” - Sabará/MG
Abertura ao público: De 01/12 a 11/12
Local: Centro Administrativo Hélio Geraldo de Aquino - R. Marquês de Sapucaí, 317 - Centro, Sabará – MG
Horário: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h, sábado e domingo das 9h às 21h
Site: www.jaraioualiberdade.com.br
Instagram: @jaraioualiberdade
Facebook: www.facebook.com/jaraioualiberdade