Estão na reta final as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2026) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os estudantes podem fazer a solicitação até as 18h do dia 5 de setembro, exclusivamente online, na
Para se inscrever, o candidato deve acessar a Área do Candidato, preencher a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) referente à inscrição, no valor de R$ 150. O pagamento deve ser realizado até o dia 5 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, de acordo com os horários de compensação bancária.
O formulário de inscrição eletrônico permitirá o anexo de documentos digitalizados necessários para esses requerimentos, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.
No total, são oferecidas 2.256 vagas em 76 cursos de graduação nos dois campi da instituição. Para o campus de Juiz de Fora, são oferecidas 1.856 vagas em 67 cursos. Já no campus de Governador Valadares, há 400 vagas em dez cursos.
Atendimento especial
Os candidatos que necessitam de atendimento especializado devem fazer a solicitação no momento da inscrição, anexando os documentos digitalizados que comprovem a necessidade. No caso de pessoas com deficiência, é obrigatório incluir o laudo médico e demais comprovantes.
Estudantes sabatistas, que por motivos religiosos não possam realizar a prova antes do pôr do sol de sábado, 6 de dezembro, também devem apresentar atestado comprobatório emitido por representante qualificado de sua comunidade religiosa.
As provas para candidatos com atendimento especializado, incluindo sabatistas, serão aplicadas exclusivamente nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares. O prazo para solicitar o atendimento vai até o último dia de inscrição, 5 de setembro.
Provas e resultados
As provas para todos os módulos serão realizadas em 6 e 7 de dezembro em Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, além de Petrópolis e Três Rios, no estado do Rio de Janeiro. Segundo a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), a mudança de Volta Redonda para Três Rios leva em conta critérios logísticos relacionados à aplicação da prova e à distribuição de candidatos.
As notas das provas do módulo III do Pism serão disponibilizadas em 5 de fevereiro de 2026. O resultado final, após a interposição e a análise dos recursos, sai no dia 2 de março. As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 6 de maio de 2026, sendo o resultado final publicado em 27 de maio.
Leia mais sobre o Pism 2026
Pism 2026: UFJF abre prazo para pedidos de recurso de isenção Pism 2026: UFJF antecipa divulgação do resultado dos pedidos de isenção Pism 2026: UFJF abre inscrições e prazo para pedidos de isenção da taxa UFJF espera superar 50 mil inscrições para o Pism 2026