A montagem dos presépios se tornou parte da cultura católica e a construção do cenário do nascimento de Jesus Cristo é parte do clima de natal para muitas famílias e igrejas católicas. A origem dessa tradição vem da Itália, com São Francisco de Assis.
Conforme o Padre Pitágoras de Paula Bandeira, da Paróquia Santo Antônio do Paraibuna Juiz de Fora, o primeiro presépio foi montado pelo santo em Assis na Itália e dali passou para toda a Europa “A tradição se espalhou pela Europa e pouco a pouco por todo o mundo católico. Hoje nós católicos montamos no mundo todo em nossas igrejas”, conta o padre.
O tradicional cenário que ilustra a cena do nascimento do menino Jesus tem as tradicionais imagens de Maria, São José, os anjos, os pastores que estavam entre os primeiros a verem nascimento de jesus, os magos e os animais do estábulo onde nasceu Cristo.
Na montagem das igrejas, o padre Pitágoras explica que a imagem do menino só é adicionada na manjedoura às vésperas de Natal. A adição de Cristo é feita durante a tradicional Missa do Galo à meia-noite.
Ouça a matéria:
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira