A Quarta-feira de Cinzas (18) dá início ao período da Quaresma, quando cristãos se preparam para a Páscoa. Em coletiva de imprensa, o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira falou sobre o tema deste ano, “Fraternidade e Moradia”, com o lema retirado do Evangelho de São João, “Ele veio morar entre nós”.
“A Campanha da Fraternidade este ano nos convida a olhar o problema da moradia. Muitas pessoas vivem na rua, não tem moradia digna, às vezes tem que sair de casa por problemas na família. Há uma crescente situação de rua para muita gente”, explicou.
Padre Antônio Camilo de Paiva, Vigário Episcopal para a Comunicação, explica como a campanha pretende dialogar com a sociedade.
“A Igreja olha os gargalos da sociedade, sobretudo as carências que afetam de maneira especial a pessoa humana. A Igreja não está por uma luta política, uma ideologia, mas para colaborar com o governo e com os cidadãos”.
Cuidado com as pessoas em situação de rua
Uma das ações de assistência às pessoas em situação de rua em Juiz de Fora é a Fundação Maria Mãe, que atende cerca de 200 pessoas por dia. O diretor presidente da instituição, diácono Hélio Rodrigues, explica como a população pode ajudar.
“Aqueles que quiserem nos ajudar, podem trazer a sua doação em alimento, leite, café, açúcar, margarina, roupas, que podem ser entregues em nossa própria sede ou no nosso bazar”, explicou.
A sede fica na Rua 31 de Maio, no bairro Ladeira. Já o bazar na rua Mister Moore.
Ouça à entrevista completa com o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Juiz de Fora Dom Gil Antônio Moreira no Itatiaia Entrevista.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira