Ouvindo...

‘Meninas na Nanociência’ quer abrir portas para o protagonismo feminino

Atividade faz parte da programação da 6ª Colônia de Férias Científica da UFJF

Você sabe o que é nanociência? Vinte meninas entre 12 e 18 anos terão a chance de conhecer este universo em uma das programações especial da Colônia de Férias Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A professora do Departamento de Química e coordenadora da Colônia de Férias no Centro de Ciências, Fernanda Bombonara, fala sobre a importância de apresentar e incentivar o interesse das garotas na ciência que estuda e manipula os materiais em escalas muito pequenas, onde apresentam propriedades e comportamentos diferentes dos observados no mundo macroscópico.

“Ela vai ser realizada só para meninas, porque a gente entende que a gente precisa de um fortalecimento entre as meninas e as mulheres para que elas possam continuar os seus estudos. Também tem como objetivo fortalecer o interesse e a permanência dessas meninas na área de exatas, onde a gente sabe que tem uma predominância de pessoas do gênero masculino.”

Fernanda Bombonara destaca como que a atividade faz parte de um projeto mais amplo chamado ‘ Rede Mulheres na Nanociência’. Em Minas Gerais, ele é coordenado pela professora Zélia Ludwig, do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora. É parte de um grupo de atividades chamadas de Circuito Nano, voltada para difundir a nanociência e incentivar os estudantes da Escola Básica a se interessarem pelas áreas de ciências exatas, especialmente as meninas.

Entre 21 e 25 de julho, as adolescentes terão a oportunidade de vivenciar a rotina de uma cientista: desde a formulação de hipóteses, passando pela realização de experimentos, até o registro e a divulgação dos resultados, como explicou Fernanda Bombonara.

O sorteio que define os participantes da sexta edição da Colônia de Férias Científica da UFJF será nesta segunda às 16h com transmissão no perfil do Instagram. Além da atividade com as garotas na nanociência, também haverá uma oficina de programação com Micro:Bit e a programação tradicional para crianças de 6 a 11 anos que, nesta edição, terá como tema ‘Cultura Oceânica’.

Ouça a matéria de Roberta Oliveira

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.