Nesta quinta-feira (9) o casarão do Forum da Cultura será inundado pela poesia “lírica, bíblica e existencial” de Adélia Prado, como definiu o poeta Carlos Drummond de Andrade.
O Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação, por meio do Núcleo de Terceira Idade, realiza o sarau “Ouvindo Adélia”, que integra a 13ª Noite Mineira de Museus, que, nesta edição, homenageia a poeta divinopolitana.
A entrada é gratuita, e o público poderá aproveitar o horário estendido para visitar as exposições em cartaz no Museu de Cultura Popular e na Galeria de Arte.
Segundo o coordenador do CET – Grupo Divulgação, professor José Luiz Ribeiro, “a religiosidade, a presença forte da mulher em seu mundo, em que ‘só a mulher entre as coisas envelhece’, nos mostra essa travessia em várias camadas. Adélia varreu com sensibilidade os campos escuros da alma.”
Poesia que atravessa o tempo
O Núcleo de Terceira Idade do Grupo Divulgação, criado em 1994, é um dos pioneiros do país neste segmento. Desde então, a poesia de Adélia Prado é recorrente nos saraus e espetáculos do grupo, ao lado de outros grandes poetas. As atividades surgiram a partir do programa “Universidade com a 3ª Idade” e acontecem duas vezes por semana, com aulas de interpretação, memorização, improvisação e estudo de textos.
Grupo Divulgação
O Centro de Estudos Teatrais (CET) – Grupo Divulgação é um núcleo de ensino, pesquisa e extensão em artes cênicas, fundado em 1966, na antiga Faculdade de Filosofia e Letras. Ligado à UFJF, o grupo conta com três núcleos de produção de espetáculos: universitários, secundaristas e terceira idade. Composto por professores e acadêmicos, o CET promove a difusão de conhecimentos e amplia o acesso à cultura, contribuindo para a inclusão social e a construção da cidadania.
Leia também
Museu Mariano Procópio amplia horários de visitas mediadas em Juiz de Fora Museu Mariano Procópio abre programação de visitas temáticas