Em meio a realização da COP 30, a Secretaria Especial de Direitos Humanos de Juiz de Fora promoveu, nesta segunda-feira (10), o evento “Crise Climática: Cuidar da Terra, Cuidar da Vida. Ainda há tempo?”. O objetivo era discutir e debater a situação climática em diversos setores da sociedade. Dentre os presentes, estava o teólogo Leonardo Boff.
Em conversa com a imprensa, Boff fez um alerta sobre a situação climática do planeta e destaca a importância da discussão na COP 30. Segundo ele, a terra já está dando sinais, incluindo o Brasil, como os episódios extremos ocorridos nos últimos tempos e mais que necessária, a mudança precisa ser imediata.
“Temos que mudar esse sistema, mas temos que criar prevenção. Isto é mecanismos que previnam danos mais perigosos para as famílias, para as pessoas, para as casas. Isso é possível. Mas, mais que tudo, temos que buscar um caminho alternativo para a humanidade, de tal maneira que a terra e terra humanidade formam uma unidade só. Então, aquela ideia que criou esse mundo, que está se acabando, não pode ser a mesma que nos vai tirar dessa crise, tem que ser outra ideia”, disse o teólogo.
Ouça a matéria.
Leia também
Prefeita fala sobre sequência de políticas climáticas em Juiz de Fora Curso prepara brigadistas para combate a incêndios em Juiz de Fora