Após a vitória na categoria “Transição Energética e Edificações Inteligentes” do prêmio Local Leaders Awards 2025, a Prefeita Margarida Salomão (PT) destacou que o objetivo é dar sequência às políticas climáticas desenvolvidas de forma intersetorial pela administração municipal.
Junto com Boston, a cidade foi premiada na categoria pela Bloomberg Philanthropies durante o Fórum de Líderes Locais da
“Continuar as políticas que nós estamos desenvolvendo. Certamente nós vamos manter a Boniteza, nós vamos entregar os grandes projetos na área de contenção e na área de drenagem, de despoluição e de arrumar a calha do Rio Paraibuna. Coisas que vão desde obras e intervenções de grande porte até o ato do dia a dia de quem varre a rua, de quem recolhe os resíduos, de quem contribui, por exemplo, da minha casa para a sua casa, para que nós tenhamos uma energia circular, uma economia circular”, afirmou a prefeita em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (6).
A premiação reconhece políticas, projetos e programas conduzidos por governos locais que se destacaram na implementação de ações eficazes de enfrentamento às mudanças climáticas nos últimos três anos. No caso de Juiz de Fora, foram elencadas iniciativas como a substituição da iluminação pública por lâmpadas LED, a implantação de usina fotovoltaica, o aproveitamento de resíduos orgânicos para produção de biocombustível e a implementação de estratégias integradas de redução de emissões e otimização do consumo energético.
Ouça a matéria