Dor de ouvido: saiba os motivos do aumento de casos no verão

Otite externa está relacionada à umidade, explica médico otorrinolaringologista

Orelha é única em cada indivíduo e sofre poucas alterações ao longo dos anos

A chegada do verão se aproxima e com ela a necessidade de prevenção à saúde. Uma das doenças frequentes no período é a otite externa.

Em participação no quadro Itatiaia Entrevista, o médico otorrinolaringologista André Ribeiro, explicou que a doença está relacionada à umidade na parte do conduto auditivo externo.

“O verão é uma época em que as pessoas vão muito à piscina, cachoeira, lagos, açudes. Isso faz com que o ouvido possa ficar mais tempo molhado. O microrganismo gosta deste lugar quente, úmido e escuro pra se desenvolver”, explica.

O profissional ainda esclarece que a principal consequência é a dor de ouvido, seguida da sensação de ouvido entupido e, às vezes, um pouco de secreção.

Confira a entrevista na íntegra do médico André Ribeiro para a jornalista Désia Souza.

Dicas de prevenção:

1. Secar bem a parte externa do ouvido após mergulhos.

2. Evitar o uso de hastes flexíveis dentro do canal auditivo.

3. Usar tampões ou protetores se houver histórico de otite recorrente. Quando orientado por médico especialista de acordo com a sua necessidade.

4. Procurar atendimento médico diante de dor ou coceira persistente.

Leia também

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.

Ouvindo...