Ouvindo...

Causa de morte de recém-nascida em Juiz de Fora está sob investigação

Autoridades de saúde apuram motivo da morte, registrada no início do julho.

Estão em investigação pelas autoridades de saúde as causas da morte de uma recém-nascida em Juiz de Fora. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Juiz de Fora, em nota lamentando o falecimento e manifestando solidariedade à família.

A Santa Casa de Misericórdia esclareceu que, a pedido da família, não pode repassar informações sobre o caso.

A Itatiaia entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde e aguarda retorno.

Quadro de tosse persistente associado à febre

Conforme o Executivo Municipal, a morte ocorreu após a bebê apresentar quadro de tosse persistente associada à febre. Todos os contatos próximos também estão sendo acompanhados como parte da investigação epidemiológica em andamento.

A nota não cita as hipóteses em investigação, visto que os sintomas estão associados a diferentes doenças respiratórias. No entanto, o texto encerra destacando dados sobre a cobertura da vacina BCG, que conforme o Ministério da Saúde, é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose.

Segundo a Prefeitura, “a cidade está acima da meta preconizada de 90%, alcançando 94,54% em 2024 e 100,77% em 2025. A vacina BCG é recomendada para todos os recém-nascidos, preferencialmente nas primeiras 12h de vida. Caso a criança não tenha recebido a vacina logo após o nascimento, o imunizante pode ser administrado até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade”.

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.