Belo Horizonte
Itatiaia

Causa de morte de recém-nascida em Juiz de Fora está sob investigação

Autoridades de saúde apuram motivo da morte, registrada no início do julho.

Por
Santa Casa é um dos hospitais referência em transplantes para Juiz de Fora • Reprodução/Redes sociais

Estão em investigação pelas autoridades de saúde as causas da morte de uma recém-nascida em Juiz de Fora. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Juiz de Fora, em nota lamentando o falecimento e manifestando solidariedade à família.

A Santa Casa de Misericórdia esclareceu que, a pedido da família, não pode repassar informações sobre o caso.

A Itatiaia entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde e aguarda retorno.

Quadro de tosse persistente associado à febre

Conforme o Executivo Municipal, a morte ocorreu após a bebê apresentar quadro de tosse persistente associada à febre. Todos os contatos próximos também estão sendo acompanhados como parte da investigação epidemiológica em andamento.

A nota não cita as hipóteses em investigação, visto que os sintomas estão associados a diferentes doenças respiratórias. No entanto, o texto encerra destacando dados sobre a cobertura da vacina BCG, que conforme o Ministério da Saúde, é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose.

Segundo a Prefeitura, "a cidade está acima da meta preconizada de 90%, alcançando 94,54% em 2024 e 100,77% em 2025. A vacina BCG é recomendada para todos os recém-nascidos, preferencialmente nas primeiras 12h de vida. Caso a criança não tenha recebido a vacina logo após o nascimento, o imunizante pode ser administrado até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade".

Por

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.