BR-040 recebe ação especial sobre uso do cinto de segurança

Ações em Juiz de Fora e Barbacena são motivadas pelo número de mortes ligadas à falta do uso do equipamento

A BR-040, no trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, recebe, a partir das 15h desta quinta-feira (12), uma campanha especial sobre a importância do uso de cinto de segurança ao pegar a estrada.

A iniciativa ocorre durante o carnaval, período em que há expectativa de aumento de 7% no movimento. A estimativa da EPR Via Mineira, concessionária responsável pelo trecho, é que 356 mil veículos passem pelo trecho até o dia 18 de fevereiro.

Além do carnaval, um balanço realizado pela concessionária aponta que, em 2025, cerca de 40% das vítimas que morreram em acidentes na rodovia não utilizavam o cinto de segurança. Em dezembro, o alerta ficou mais forte: 100% das vítimas fatais registradas estavam sem o cinto.

“Nosso papel é justamente conscientizar, conversar com os motoristas e lembrar que pequenas atitudes fazem diferença. Quando todo mundo usa o cinto a gente fortalece a convivência segura no trânsito e consegue de fato preservar vidas”, explicou o supervisor de tráfego, Heider Ribeiro, em participação no quadro Itatiaia Entrevista.

Confira a programação das ações:

  • Quinta-feira (12), 15h – Barbacena – Posto Roda Mais (km 720 da BR-040)
  • Domingo (15), 9h – Barbacena – Roselanche (km 697 da BR-040)
  • Segunda-feira (16), 15h – Barbacena – Posto Roda Mais (km 720 da BR-040)
  • Sexta-feira (20), 9h – Juiz de Fora – UOP PRF (km 766 da BR-040)

Confira a íntegra da entrevista do supervisor de tráfego, Heider Ribeiro, à jornalista Désia Souza.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.

Ouvindo...