Ouvindo...

Mutirões no HU-UFJF devem atender mais de 4 mil pessoas nesta semana

Iniciativa é parte do “Ebserh em ação”, para agilizar atendimentos eletivos no SUS

Atendimentos ocorrem na Unidade Dom Bosco do HU-UFJF/Ebserh

A unidade Dom Bosco do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) realiza uma série de mutirões para reduzir as filas de exames, consultas e cirurgias até sexta-feira (30).

Conforme o chefe do Setor de Contratualização e Regulação do HU-UFJF, Felipe de Souza Rodrigues, os pacientes são encaminhados pelo município e estão programados mais de 4 mil procedimentos para serem realizados.

Foram disponibilizadas mais de 4 mil vagas para o município, para a regulação municipal estar fazendo o agendamento e encaminhamento dos pacientes e as equipes estão aí de portas abertas para atender a população e ofertar o maior número de procedimentos possíveis. Os pacientes eles são encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, através das filas existentes que ficam sob gestão do município”.

Segundo ele, o impacto da iniciativa ultrapassa as fronteiras de Juiz de Fora. “Nossa cidade tem pactuação com mais de 90 municípios da macrorregião, então eles encaminham esses pacientes para o hospital realizar os atendimentos, a gente está em constante contato com a regulação do município e eles informando para a gente as principais demandas e a gente tentando ofertar o maior número de procedimentos possíveis para atender a demanda dessas filas.

O trabalho faz parte do “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, uma estratégia integrada entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gere o hospital, e o Ministério da Saúde, que busca agilizar o acesso de pacientes a consultas e exames especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Ela está em uma campanha de esforço concentrado, em parceria com o Ministério da Saúde, para reduzir as filas de eletivas a nível nacional. A ideia é realizar o máximo de procedimentos possíveis e reduzir as filas de esperas para procedimentos cirúrgicos, terapêuticos e de diagnóstico”, explicou o chefe do Setor de Contratualização e Regulação do HU-UFJF, Felipe de Souza Rodrigues.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.