A unidade Dom Bosco do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) realiza uma
Conforme o chefe do Setor de Contratualização e Regulação do HU-UFJF, Felipe de Souza Rodrigues, os pacientes são encaminhados pelo município e estão programados mais de 4 mil procedimentos para serem realizados.
“Foram disponibilizadas mais de 4 mil vagas para o município, para a regulação municipal estar fazendo o agendamento e encaminhamento dos pacientes e as equipes estão aí de portas abertas para atender a população e ofertar o maior número de procedimentos possíveis. Os pacientes eles são encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, através das filas existentes que ficam sob gestão do município”.
Segundo ele, o impacto da iniciativa ultrapassa as fronteiras de Juiz de Fora. “Nossa cidade tem pactuação com mais de 90 municípios da macrorregião, então eles encaminham esses pacientes para o hospital realizar os atendimentos, a gente está em constante contato com a regulação do município e eles informando para a gente as principais demandas e a gente tentando ofertar o maior número de procedimentos possíveis para atender a demanda dessas filas.”
O trabalho faz parte do “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, uma estratégia integrada entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gere o hospital, e o Ministério da Saúde, que busca agilizar o acesso de pacientes a consultas e exames especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Ela está em uma campanha de esforço concentrado, em parceria com o Ministério da Saúde, para reduzir as filas de eletivas a nível nacional. A ideia é realizar o máximo de procedimentos possíveis e reduzir as filas de esperas para procedimentos cirúrgicos, terapêuticos e de diagnóstico”, explicou o chefe do Setor de Contratualização e Regulação do HU-UFJF, Felipe de Souza Rodrigues.