Maio é considerado o mês mariano na tradição católica. A nomenclatura faz referência a Maria, mãe de Jesus Cristo e uma das figuras femininas de maior relevância para os fieis cristãos.
Por isso, a exposição “Marias” está em exposição no Fórum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre as mais de 3 mil peças do acervo do Museu de Cultura Popular, estão inúmeras representações de Nossa Senhora.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e segue até o dia 30 de maio, com entrada gratuita. O Fórum fica localizado na Rua Santo Antônio, 1.112, no Centro.
Destaques da exposição
Entre os destaques estão as representações de Nossa Senhora da Conceição, figura comumente caracterizada com um manto azul escuro, de mãos postas e com anjos aos pés. Entre as peças em exibição também está a de autoria de Ida Vasconcelos, que traz as tonalidades e texturas inerentes à terracota; e a de Régis Kerusk, criada em cerâmica, que carrega traços marcantes, principalmente na região da face.
Nossa Senhora da Conceição também está personificada nos trabalhos do artista mineiro Jorge Cruz, carregados por características como, por exemplo, a escolha dos tipos de tintas para dar tonalidade às peças. As imagens recebem tinta fosca, exceto na região dos olhos, que conta com tinta a óleo, o que confere um brilho diferenciado, como que simbolizando a alegria da santa em receber a contemplação de quem está a admirando.
Representações de Nossa Senhora
O Conservador e Restaurador de Bens Culturais do Forum da Cultura, explica sobre a exposição.
“É uma exposição intimista que convida não só os devotos de Nossa Senhora, mas os apreciadores de arte a conhecerem as diferentes representações feitas por artistas de diferentes partes do mundo.São 20 imagens, 20 representações de Nossa Senhora que contam um pouco a história do mundo e do nosso povo.” Detalha Victor Dousseau.
Ouça a matéria de Joubertt Telles.