O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), se destaca como referência regional no diagnóstico e tratamento de doenças raras, oferecendo atendimento especializado e multidisciplinar.
Atualmente, o serviço atende a 341 municípios, seja por meio de encaminhamentos internos de diversos ambulatórios, seja pela regulação realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora.
Além disso, a equipe é composta por profissionais de diversas áreas, como Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social e Medicina, entre outros, que atuam para o acompanhamento dos pacientes.
Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de oito mil doenças raras catalogadas, que podem afetar até 65 pessoas a cada cem mil.
Em entrevista à Itatiaia, a coordenadora do serviço, Paula Bruno, detalha como funciona o projeto. “Ao chegar no HU, o paciente pode ser atendido por diversos especialistas e, se necessário, realizar exames genéticos. Com o diagnóstico fechado, é iniciado o tratamento. No caso das doenças raras, o atendimento multidisciplinar é essencial, já que cerca de 80% dos pacientes precisam desse tipo de cuidado. Parte desse acompanhamento pode ocorrer fora do HU, em unidades da rede municipal ou da rede macro, com o hospital atuando como referência e apoiando o cuidado em conjunto.”
Ouça a íntegra da participação da enfermeira e coordenadora do serviço, Paula Bruno, no Itatiaia Entrevista.