Ouvindo...

Nova Zona de Processamento de Exportação será instalada em Goianá (MG)

De acordo com a Abrazpe, o projeto deve ser concluído até meados de 2026

Será instalada em Goianá, próximo ao Aeroporto Presidente Itamar Franco, na Zona da Mata, uma nova Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Segundo a Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), o projeto segue em fase inicial.

A área destinada à ZPE tem 200 mil metros quadrados, pertencia ao Estado e foi doada ao município após articulações políticas. O projeto aguarda os trâmites burocráticos antes de ser encaminhado para aprovação do governo federal.

Investimento e escolha do local

A previsão é que as obras comecem em meados de 2026, com inauguração ainda no mesmo ano. O investimento estimado é de quase R$15 milhões, valor que será assumido ou negociado pela Prefeitura de Goianá.

A escolha do local foi feita com o objetivo de atrair empresas de diferentes setores, impulsionar o desenvolvimento econômico da região e gerar empregos.

As empresas que se instalarem na ZPE terão acesso a benefícios fiscais, como isenção de tributos federais sobre importação e exportação, além da Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O modelo também garante segurança jurídica por até 20 anos para atuação no mercado internacional.

Funcionamento no Brasil

As ZPEs funcionam como áreas de livre comércio com o exterior, voltadas à produção de bens para exportação. Atualmente, o Brasil possui 13 zonas autorizadas, sendo quatro em funcionamento nos estados de Minas Gerais, Piauí, Ceará e Mato Grosso, que juntas geram mais de mil empregos diretos.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.