O Cine-Theatro Central promove uma roda de conversa sobre as obras “De onde vem essa força” de Vilma Nascimento e João Marcos Veiga e “Histórias de outras esquinas” de Duca Leal.
O evento será realizado nesta quarta-feira (26), a partir das 19h. A iniciativa terá capacidade para receber 120 pessoas. Além disso, os ingressos já estão sendo distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro.
Os livros percorrem momentos importantes da história da música brasileira pouco conhecidos. Logo após o debate, será aberta uma sessão de autógrafos.
“De onde vem essa força”
A obra, idealizada por Vilma Nascimento, narra a trajetória da família biológica de um dos maiores artistas do mundo. Em história até então desconhecida, a obra remonta à lida rural da avó de Milton Nascimento na cidade de Lima Duarte, passando pela trajetória de suas filhas em Juiz de Fora até o Rio de Janeiro.
Também assinada por Jary Cardoso e João Marcos Veiga, o livro traz reflexões sobre temas pungentes como negritude, música e força feminina no núcleo familiar, a maioria rastreada do próprio repertório de composições do artista.
“Histórias de outras esquinas”
Duca Leal relata a amizade com integrantes do Clube da Esquina, de Milton Nascimento a Toninho Horta e Flávio Venturini, além da família Borges – a escritora foi casada com Márcio Borges e inspirou as músicas “Um girassol da cor de seu cabelo” e “Vento de maio”.
Além de relatar o convívio com expoentes da música (Elis Regina, Caetano Veloso) e do teatro (José Celso Martinez, Eid Ribeiro), a obra traz as descobertas de uma adolescente inquieta, curiosa, que de repente se vê frente à ditadura militar, a maternidade, os prazeres e as dificuldades da vida adulta, o dinheiro regrado e a determinação de continuar estudando.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira