Começa nesta sexta-feira (21) em Juiz de Fora a VI Conferência para Promoção da Igualdade Racial, com o tema “Igualdade e Democracia, Reparação e Justiça Racial”. Inicialmente, o evento seria realizado apenas na Casa dos Conselhos. No entanto, a a programação foi ampliada após a confirmação da presença da ministra de Direitos Humanos, Macaé Evaristo, na cerimônia de abertura nesta sexta às 18h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno, no Centro.
“Quando você fala do tema da conferência, ‘Democracia, Reparação, Igualdade e Justiça Racial’, essa é a grande mensagem, né? Porque a gente está falando que, sem reparação, a gente não tem igualdade, sem igualdade a gente não tem justiça racial e é impossível a gente construir um país democrático que não haja justiça racial. Então a temática da conferência é a grande mensagem que a gente tem inclusive da existência da própria secretaria aqui em Juiz de Fora. A gente precisa ter reparação para poder ter igualdade, ter justiça e aí sim se dizer um país democrático”, analisa Giane Elisa, secretária Municipal de Igualdade Racial.
Além da ministra Macaé Evaristo, também estarão presentes na abertura o professor Babalawô Ivanir dos Santos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), referência na luta contra o racismo religioso e Martvs Chagas, que é Secretário Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores (PT) e também ex-Secretário Municipal.
O evento é promovido pela Secretaria Especial da Igualdade Racial e também pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). As inscrições para a programação deste sábado (22) estão encerradas. Para essa sexta as vagas são limitadas à lotação do teatro.