Juiz de Fora recebe, nesta sexta-feira (21) e sábado (22), a VI Conferência para a Promoção da Igualdade Racial.
O evento, que inicialmente, aconteceria apenas na Casa dos Conselhos, teve a programação ampliada após a confirmação da presença da Ministra de Direitos Humanos, Macaé Evaristo, na cerimônia de abertura, que está marcada para esta sexta, às 18h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno.
O evento é promovido pela Secretaria Especial da Igualdade Racial e pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e traz como tema deste ano “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
Em entrevista à Itatiaia, a secretária da Igualdade Racial, Giane Elisa, destacou a importância da iniciativa. “Juiz de Fora já realizou seis conferências sobre igualdade racial – uma a mais que o governo federal –, o que demonstra a força do movimento negro na cidade e a organização local com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial e a prefeitura.”
Além da ministra Macaé Evaristo, també confirmaram presença na abertura o professor Babalawô Ivanir dos Santos, da UFRJ, referência na luta contra o racismo religioso; e Martvs Chagas, secretário nacional de combate ao racismo do PT e ex-secretário municipal.
A secretária reforça que a conferência traz como mensagem central os princípios da democracia, reparação, igualdade e justiça racial. “Sem reparação, não há igualdade; sem igualdade, não há justiça racial; e sem justiça racial, não há democracia”, afirma.