Nesta quarta-feira (5), a Igreja Católica celebra a Quarta-feira de Cinzas, dia de jejum e abstinência. E também a abertura do período da Quaresma – período de 40 dias que antecede a ressurreição de Cristo, na Páscoa.
Haverá missas especiais nas paróquias e comunidades das 37 cidades que compõem a Arquidiocese de Juiz de Fora. Durante as celebrações do dia, será feita a tradicional imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis.
Ainda nesta data, será iniciada em todo o Brasil a Campanha da Fraternidade 2025, que terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema, “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Com esta escolha, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) quer alertar que o mundo está pedindo socorro.
Na Catedral Metropolitana, estão previstas celebrações às 7h e 12h, e haverá a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2025 na Arquidiocese, em missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, às 19h.