Ouvindo...

‘Confusão generalizada': moradores reclamam de mudança de trânsito no Bairro Poço Rico em Juiz de Fora

Depoimentos enviados à Itatiaia ressaltam sinalização confusa e falta de informação para quem vive e trafega pela região. Alterações entraram em vigor nesta sexta (21).

Esquina da Rua Pinto de Moura e Rua da Bahia, no Poço Rico, em Juiz de Fora

Confusão, falta de informação, insatisfação são as formas que moradores avaliaram os primeiros momentos da alteração de trânsito em ruas no Bairro Poço Rico, em Juiz de Fora.

Os relatos foram feitos à Itatiaia nesta sexta (21), quando entraram em vigor as medidas: as ruas Pinto de Moura e Alagoas tiveram o fluxo invertido. A Rua Pinto de Moura passa a operar no sentido Rua Osório de Almeida/Avenida Brasil, em toda a sua extensão, incluindo a passagem em nível do local. Já a Rua Alagoas atuará no sentido Avenida Brasil/Rua da Bahia. O trecho da Rua da Bahia, entre as ruas Pinto de Moura e Alagoas, passa a ser mão dupla.

Em nota, a Prefeitura informou que seguem os estudos para as mudanças e que agentes de trânsito estão na região.

Confusão geral, destaca morador

Carlos Castilho destacou que os moradores foram surpreendidos entre o aviso e a implantação das mudanças, que impactaram não apenas quem mora no Poço Rico, mas quem passa por ele rumo à região Sudeste de Juiz de Fora

Fomos avisados na quinta (20) e nesta sexta (21) pela manhã está uma confusão geral. Os moradores do bairro e dos bairros aqui da região - sempre lembrar que o Poço Rico é um bairro de ligação - não foram avisados, não estão sabendo. As ruas estão pintadas já com o novo fluxo, porém não existe agente de trânsito, ninguém para controlar. Então, está um trânsito intenso nas duas ruas, que já eram mão única mas tiveram as mãos invertidas e, pela manhã, estavam com trânsito duplo, carro estacionado dos dois lados, carro tentando passar. A população não foi avisado de que a passagem de nível ali da linha do trem foi fechada em um sentido. Agora ela só desce Centro-Bairro e historicamente ela era nas duas mãos. Tem muita gente querendo passar no sentido Poço Rico-Granbery e não consegue passar. Então, está uma confusão”

Castilho comentou que o impacto das mudanças deve refletir nos pontos próximos na região Central. Ele disse também que as alterações foram implantadas antes de uma conversa com a comunidade

“E a única alternativa agora da população é pegar o viaduto do Poço Rico ou o viaduto da Avenida da Itamar Franco. Então não sei como a Prefeitura pensou nessas mudanças, mas vai conseguir aumentar o trânsito no Centro, vai diminuir a passagem do Poço Rico e aumentar o trânsito no Centro. A Prefeitura até falou que ia marcar uma reunião com a Associação dos Moradores, parece que marcou reunião para terça-feira (25), só que já fez as mudanças da noite pro dia. Já amanhecemos com uma confusão aqui no bairro, não tem agente de trânsito, não tem ninguém orientando, colocaram sinalização provisória, não corrigiram a placa ainda, então a confusão está generalizada aqui”, analisou.

A falta de informação e de agentes no início da mudança também incomodou o morador Wesley Gimenes, em relato à Itatiaia.

“Como morador aqui do Poço Rico, devido a essas mudanças de trânsito que a Prefeitura está fazendo sem aviso, começou o novo sentido das ruas. Sinalização horizontal foi feita de madrugada, mas a vertical está de outro jeito, gerando uma confusão no trânsito aqui, todo mundo subindo, entrando na contramão, não tem agente de trânsito. A gente queria saber o esclarecimento da Prefeitura sobre essa mudança, qual o sentido, porque os viadutos em torno já não comportam o trânsito, e agora sem essa passagem do Poço Rico, como que vai ficar?”

Prefeitura se manifesta sobre questionamentos

Em nota emitida nesta sexta-feira (21), a Prefeitura informou que segue realizando estudos para otimizar o trânsito na região do Centro Histórico. Ainda segundo a nota, “as mudanças estão sendo feitas de forma gradual, a fim de melhorar a fluidez do tráfico de veículos na região. Os agentes de trânsito estão no local para orientar sobre as mudanças e ajustes pontuais na sinalização vertical estão sendo finalizados”.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.