Ouvindo...

Proteja Minas: Ubá é a primeira cidade a receber projeto de prevenção à violência contra a mulher

Atendimentos vão iniciar na primeira quinzena de março com instalação de Unidades de Prevenção à Criminalidade (UPCs)

Evento de lançamento do Projeta Minas

A cidade de Ubá, na Zona da Mata será a primeira a receber o Proteja Minas, lançado pelo Governo de Minas Gerais, um novo programa de prevenção à violência contra a mulher. Os atendimentos no município devem ser iniciados na primeira quinzena de março deste ano.

Ubá foi escolhida com base em um índice feito pelo Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que leva em conta o número de feminicídios, os casos de violência doméstica e se a cidade tem os serviços necessários para proteger as mulheres.

O Governo de Minas Gerais destacou que 70 Delegacias de Atendimento à Mulher em funcionamento, para prestar o suporte às vítimas de violência, incluindo casos de importunação ofensiva e violência doméstica e sexual. De janeiro a novembro de 2024, mais de 27 mil pessoas foram indiciadas pela prática de crimes de violência contra a mulher em Minas. Ainda segundo o governo, houve queda de 16,5% no número de vítimas de feminicídio consumado em MG, passando de 187, em 2023, para 156, em 2024.

‘Proteja Minas’

Conforme o Governo de Minas, a iniciativa prevê a instalação de Unidades de Prevenção à Criminalidade (UPCs) em todas as cidades voltadas à prevenção da violência contra mulheres e meninas, especialmente aquelas que não possuem histórico de violência doméstica. Essas abordagens serão realizadas por equipes multidisciplinares de psicólogos, assistentes sociais e profissionais do Direito.

Além disso, o projeto já começou a realização de campanhas e capacitações ampliada. As campanhas também serão realizadas de forma permanente com o mesmo tema, para promover mudanças culturais e comportamentais.

O programa, será desenvolvido pela Política de Prevenção Social à Criminalidade da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), também visa realizar capacitações específicas para o público e criar um protocolo interno de atuação.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.