Ouvindo...

Carnaval 2025: Desfile das escolas de samba é cancelado em Ubá (MG)

Decisão das agremiações foi unânime e em conjunto com Executivo municipal. Expectativa é de retornar com as apresentações em 2025.

Em 2024, as escolas de samba desfilaram em Ubá

O carnaval de Ubá não terá desfile de escolas de samba em 2025. A medida foi anunciada pela Prefeitura, durante coletiva de imprensa sobre a programação da folia neste ano. É a segunda cidade da Zona da Mata que não terá a participação das agremiações. Em Juiz de Fora o desfile também foi cancelado.

O Executivo municipal explicou que, apesar do esforço para aumentar o repasse financeiro em relação a 2024, foi impossível garantir a qualidade dos desfiles por causa de questões logísticas, de planejamento e de dificuldades financeiras enfrentadas pelas escolas de samba.

A secretária municipal de Cultura, Turismo e Lazer, Alessandra Labanca, informou que a decisão foi tomada em conjunto com os presidentes das escolas de samba, da Associação das Escolas de Samba de Ubá (AESBU), após uma reunião neste mês. A partir de agora, as cinco agremiações - Feliz Lembrança de Ubá, Acadêmicos do Caxangá, Unidos da Praça Guido, Unidos do São Domingos, Império da Vila Casal - vão trabalhar para voltar à programação em 2026.

Carnaval 2025 em Ubá

Sem as escolas de samba, o foco será os blocos de rua, como explicou a secretária municipal de Cultura, Alessandra Labanca, A programação terá ainda shows ao vivo com bandas locais, apresentações de samba e atividades voltadas para as crianças, com o “Carnavalzinho Infantil”.

A Secretária anunciou que a entrada será gratuita, reforçando a acessibilidade e a inclusão de todos os cidadãos. A expectativa é de oferecer ambiente seguro e acolhedor, celebrando a cultura, a música e a tradição do Carnaval de Ubá.

A programação completa será divulgada em breve, de acordo com a Prefeitura.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.