A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informa que os domínios do Google Workspace for Education geridos pela Faculdade de Engenharia serão desativados permanentemente nesta sexta-feira (17). O prazo foi divulgado em comunicado do Google.
“Reforçamos que a desativação das contas é de total responsabilidade da empresa Google, sendo um procedimento externo à UFJF, sem possibilidade de interferência por parte da instituição”.
A UFJF explicou que manterá as portas DNS abertas até, pelo menos, a mesma data. Esses domínios foram reativados temporariamente em 19 de dezembro para permitir que os usuários acessassem e salvassem os conteúdos.
Entenda o caso
Segundo a UFJF, desde 2007, por iniciativa particular de algumas pessoas vinculadas, a Faculdade de Engenharia gerenciava domínios @engenharia.ufjf.br, dentre outros, sem um contrato formalizado pela Instituição com o Google.
O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), setor responsável por centralizar as políticas de tecnologia da informação e de segurança digital da universidade, não tinha acesso ao painel gerencial destes domínios, que não eram assim administrados pela instituição.
Em agosto de 2024, a Faculdade de Engenharia e a UFJF foram notificadas extrajudicialmente pela Google Cloud, que apontou graves violações contratuais nos domínios administrados pela Faculdade de Engenharia, incluindo armazenamento de conteúdos não acadêmicos, como filmes, conteúdo adulto, séries e materiais protegidos por direitos autorais.
Na época foi estabelecido um prazo de 90 dias para migração ou download dos dados e as contas seriam encerradas em 30 de novembro. Quando chegou o fim do prazo, houve reclamação de suspensão do acesso alguns dias antes do anunciado. Desta forma, Google e UFJF acordaram em uma reativação temporária que se encerra nesta sexta.