Ouvindo...

Chuvas causam estragos e deixam vítimas na Zona da Mata

Ocorrências na região deixaram um total de quatro vítimas.

As chuvas deste início de verão causaram estragos e fizeram vítimas nas últimas 24h horas em cidades da Zona da Mata.

Um idoso morreu ao ser levado pelas águas em Maripá de Minas. Um veículo com três pessoas foi arrastado pela correnteza e uma passageira segue desaparecida em Coronel Pacheco. E em Juiz de Fora, houve registros de quedas de muros e barrancos, árvores e alagamento, sem feridos.

Idoso é levado por correnteza

Em Maripá de Minas, um idoso morreu na manhã de domingo (22). De acordo com uma testemunha, a vítima havia tentado atravessar uma ponte de um riacho durante uma forte chuva.

A correnteza no local estava intensa e o fluxo havia passado da estrutura. Durante a travessia, o idoso foi arrastado pela água.

O Corpo de Bombeiros iniciou buscas no riacho. Após 2h, o corpo da vítima foi localizado e foi feito o resgate em área segura.

Veículo é arrastado em rio

Já em Coronel Pacheco, cerca de 25 quilômetros de Juiz de Fora, um veículo foi levado pela correnteza de um rio na noite de domingo (22).

Conforme a ocorrência, dos três passageiros, apenas duas pessoas conseguiram alcançar às margens e sair em segurança. Porém, uma mulher, de 51 anos, ocupante do banco traseiro, até o momento não foi localizada. Os militares ainda realizam buscas no local.

Deslizamento de barranco

Em Juiz de Fora, as equipes do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foram acionados para um deslizamento de barranco na Rua Munir Simão Sffeir, nº 147, no Bairro Grajaú.

Por conseqüência das chuvas, houve a queda de um muro, que atingiu parte de uma casa embaixo de um talude. Não houve vítimas.

Ocorrências em Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, o caso mais grave foi deslizamento de barranco que derrubou um muro em uma casa na Rua Munir Simão Sffeir, nº 147, no Bairro Grajaú. Não houve vítimas.

De acordo com a Defesa Civil, em Juiz de Fora, choveu cerca de 90mm em 12h. Em 72h, foram 128mm, o equivalente a 42% do esperado para todo o mês de dezembro.

Até às 8h15, foram registradas 30 ocorrências na Defesa Civil, sendo mais da metade (17) de escorregamento de solo e a maioria delas na região leste.

Além disso, foram cinco ocorrências ameaça de deslizamento de solo, três de desabamento de muro de contenção, duas de desabamento de muro de divisa, uma de trinca em parede, uma de infiltração em laje e uma de inundação.

A Defesa Civil monitora toda a situação e as equipes da Prefeitura estão de prontidão. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.