Um barranco desabou, levou um muro de contenção particular e atingiu parte de uma casa no Bairro Grajaú. O Córrego Humaitá, no Bairro Industrial, saiu da calha, mas não atingiu as residências. Houve queda de árvores. Estas foram algumas das ocorrências por causa da chuva em Juiz de Fora neste domingo (22). Conforme a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas.
De acordo com a Defesa Civil, na madrugada, em seis horas, foram cerca de 60mm de chuva. Às 17h50, foram registradas 26 ocorrências. Metade foi deslizamentos de terra, sendo 11 delas na região leste. Houve deslizamentos também nos bairros Santa Rita, Linhares, Santa Paula, Bandeirantes e Benfica. Além disso, houve queda de muro de divisa no Bandeirantes.
A Defesa Civil pede que a população siga atenta porque o cenário é de chuvas contínuas em Juiz de Fora. Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 199.
Deslizamento de terra no Grajaú
As equipes do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura atenderam ao deslizamento de barranco na Rua Munir Simão Sffeir, nº 147, no Bairro Grajaú, em Juiz de Fora. Por consequência, houve a queda de um muro, que atingiu parte de uma residência que se encontrava abaixo do talude. Não houve vítimas.
O Corpo de Bombeiros realizou a avaliação inicial e isolou a área. A Defesa Civil e a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) decidiram interditar parte da rua para circulação de veículos e pedestres, enquanto as autoridades analisam a estabilidade do terreno e realizam ações necessárias para evitar novos desastres.
As equipes permanecem monitorando a área e orientando os moradores sobre os riscos.
Corte de árvores na BR-267 no Bairro Retiro em Juiz de Fora
Outras ocorrências
Houve queda de árvores do Museu Mariano Procópio na fiação na Avenida Brasil. Equipes da Empav realizaram a remoção dos galhos e a Cemig fez o reparo na rede elétrica.
Servidores da Empav também fizeram o serviço de poda emergencial e retirada de galhos na Rua Francisco Cerqueira Cruzeiro, 469, Santo Antônio.
Os Bombeiros realizaram o corte de árvores que obstruíram a BR-267 no Bairro Retiro.
A equipe do Demlurb fez limpeza na Avenida Diva Garcia, no bairro Linhares.
O Córrego Humaitá retornou à calha por volta de 16h30. O monitoramento continua na sala de videomonitoramento da Prefeitura.