O ensino médio à distância está crescendo em popularidade. Em 2023, o ano pode fechar com 51% do ensino superior à distância, conforme as últimas pesquisas realizadas por consultorias especializadas. Os levantamentos do Ministério da Educação apontam que em 10 anos o número de estudantes em cursos online aumentou 474% no País.
Mas será que esse fenômeno tem a ver com a pandemia, em que estudantes tiveram que ficar longe das salas de aula e estudar em casa ou já era uma realidade antes do isolamento social?
E o ensino à distância pode significar o fim da profissão de professor?
Para debater o assunto, os jornalistas Eustáquio Ramos e Kátia Pereira recebem a doutora em Educação, professora do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas, integrando o corpo docente do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Minas, Lorene dos Santos, e o educador digital, coordenador da plataforma Humanas Online, curso de humanas a distância, autor de material escolar, atuou como professor de História por 27 anos na rede privada do ensino médio e pré-vestibular, Geraldo Magela Modesto.
Ouça o podcast Palavra Aberta deste sábado (5) para saber mais sobre o futuro do ensino médio à distância.
O podcast
O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.