Ouvindo...

Abrindo o Jogo: Júlio Delgado diz que PEC da Transição terá apoio de 350 deputados

Parlamentar avalia resultado da eleição de 2022 e diz que pleito atípico foi marcado pela polarização

Deputado Júlio Delgado é o entrevistado desta semana no Abrindo o Jogo

Apesar de oposição ferrenha de bolsonaristas contra PEC da Transição, o deputado Júlio Delgado, líder do PV na Câmara, afirma que base de Lula terá no mínimo 350 deputados a partir do ano que vem.

O deputado tentou a reeleição na Câmara, mas não conseguiu votos suficientes e ficou na terceira suplência da federação. “Essa eleição foi uma eleição que a polarização que se colocou entre Lula e Bolsonaro fez com que quem não se colocasse muito claramente em um destes lados ficou à revelia. Vimos grandes nomes do parlamento ficarem de fora”, avalia Delgado.

Além da disputa por espaço no Congresso e nos ministérios, a dificuldade para aprovar a PEC da Transição também está relacionada à polarização que dividiu o país nas eleições e deixou vários parlamentares experientes e muito atuantes fora da Câmara dos Deputados partir do ano que vem, dentre eles Júlio Delgado (PV), que é líder do Partido Verde na casa, está no sexto mandato de deputado federal, é o terceiro suplente da federação comandada pelo PT e é o entrevistado do Abrindo o Jogo desta semana.

Júlio Delgado ressaltou o papel que teve na campanha e lembrou que, entre as grandes cidades mineiras, Lula venceu apenas em Juiz de Fora no segundo turno da eleição.

“Das 15 maiores cidades de Minas Gerais, a única que Lula ganhou foi em Juiz de Fora. Ele perdeu em Montes Claros, no segundo turno, perdem em BH, perdeu em Contagem, em Betim, Poços de Caldas, Uberlândia, Uberaba, Varginha, Governador Valadares, Divinópolis, perdeu em todas, com exceção de Juiz de Fora. Isso tem que ter um reconhecimento, mas não temos como levar isso como pleito. Estou no PV, tem a questão climática que foi uma luta nossa”, disse.

Em entrevista à Itatiaia o parlamentar afirma que Lula terá base garantida para aprovar os principais projetos, pode ter dificuldade em algumas pautas ambientais e sociais, fala sobre os espaços reservado ao PV na atual conjuntura e sobre a tramitação da PEC da Transição, que pode ser aprovada no Senado ainda nesta semana – com votação prevista na CCJ para terça e mais tardar no plenário para quarta ou quinta-feira

A entrevista completa com o deputado federal Júlio Delgado (PV) você ouve no Abrindo o Jogo. Ele defende a revisão do Marco do Saneamento.

O parlamentar mineiro avalia que é preciso atenção com a exploração mineral, como a da Serra do Curral, em grandes centros Urbanos. Ele chama manifestantes bolsonaristas que clamam por ajuda de extra terrestres de lunáticos.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.