Abrindo o Jogo: infraestrutura de logística é desafio para Minas ser o Estado mais competitivo do Brasil

Podcast conversou com Juliano Alves Pinto, chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional do Ministério das Relações Exteriores

Abrindo o Jogo com Juliano Alves

Com investimento em infraestrutura de logística e melhoria das estradas, por exemplo, Minas Gerais pode ser o Estado mais competitivo do Brasil, na avaliação de Juliano Alves Pinto, que já foi subsecretário no Governo de Minas por duas vezes, e é especializado em atração de investimentos estrangeiros. Atualmente, Juliano chefia a Divisão de Cooperação Jurídica Internacional do Ministério das Relações Exteriores. O assunto foi abordado por ele durante o podcast Abrindo o Jogo veiculado no jornal da Itatiaia desta segunda-feira (29).

Mineiro de Lavras, Juliano é diplomata de carreira. Ele disse, por exemplo, que audiências judiciais poderiam ser realizadas no metaverso. De acordo com ele, o Brasil também tem condições de liderar os processos relacionados à energia renováveis no mundo. Sobre Minas, Juliano Alves Pinto, considera a logística o principal obstáculo a ser superado e cita o São Paulo.

“Nós temos um excelente aeroporto internacional, mas a nossa malha viária ainda é um pouco precária, quando comparada a outros estados. Cito São Paulo porque São Paulo é o grande Estado industrial brasileiro”, disse.

“Se pudéssemos melhorar nesse aspecto, a competitividade dos outros setores viria naturalmente. Então, vejo isso como principal obstáculo, principal desafio e o governo de Minas, o governo atual, se empenhou muito em expandir as concessões rodoviárias e também ferroviárias. Mas eu confesso que é um é um grande desafio, porque o volume de obras é imenso”, disse. “Isso faria com que Minas Gerais se tornasse, talvez, o Estado mais competitivo do Brasil, se tivesse uma infraestrutura compatível com países mais desenvolvidos”, projetou.

A entrevista completa você acompanha no podcast Abrindo o Jogo, gravado em áudio e vídeo do estúdio da Itatiaia em Brasília.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...