Com investimento em infraestrutura de logística e melhoria das estradas, por exemplo, Minas Gerais pode ser o Estado mais competitivo do Brasil, na avaliação de Juliano Alves Pinto, que já foi subsecretário no Governo de Minas por duas vezes, e é especializado em atração de investimentos estrangeiros. Atualmente, Juliano chefia a Divisão de Cooperação Jurídica Internacional do Ministério das Relações Exteriores. O assunto foi abordado por ele durante o podcast Abrindo o Jogo veiculado no jornal da Itatiaia desta segunda-feira (29).
Mineiro de Lavras, Juliano é diplomata de carreira. Ele disse, por exemplo, que audiências judiciais poderiam ser realizadas no metaverso. De acordo com ele, o Brasil também tem condições de liderar os processos relacionados à energia renováveis no mundo. Sobre Minas, Juliano Alves Pinto, considera a logística o principal obstáculo a ser superado e cita o São Paulo.
“Nós temos um excelente aeroporto internacional, mas a nossa malha viária ainda é um pouco precária, quando comparada a outros estados. Cito São Paulo porque São Paulo é o grande Estado industrial brasileiro”, disse.
“Se pudéssemos melhorar nesse aspecto, a competitividade dos outros setores viria naturalmente. Então, vejo isso como principal obstáculo, principal desafio e o governo de Minas, o governo atual, se empenhou muito em expandir as concessões rodoviárias e também ferroviárias. Mas eu confesso que é um é um grande desafio, porque o volume de obras é imenso”, disse. “Isso faria com que Minas Gerais se tornasse, talvez, o Estado mais competitivo do Brasil, se tivesse uma infraestrutura compatível com países mais desenvolvidos”, projetou.
A entrevista completa você acompanha no podcast Abrindo o Jogo, gravado em áudio e vídeo do estúdio da Itatiaia em Brasília.