Coquinho caramelizado: um doce com gosto de infância; confira a receita
Um petisco doce e crocante que desperta memórias afetivas

Algumas receitas, além de deliciosas, têm esse poder de nos transportar no tempo, nos levando, muitas vezes, de volta à infância, quando despertam memórias afetivas de momentos especiais em que o alimento marcava presença. A receita de hoje é uma delas - bom, pelo menos para mim: coquinho caramelizado!
Para começar, é hora de quebrar o coco. E do jeito mais prático possível: pode jogar no chão até ele rachar. Feito isso, use uma faca para cortá-lo em tirinhas. Leve tudo para uma panela com açúcar e, assim que ele derreter, adicione um pouco de vinagre. E calma: ele não deixa gosto nenhum; serve apenas para evitar que o açúcar cristalize antes da hora e garantir um caramelo mais uniforme.
Por fim, acrescente uma pitada de bicarbonato de sódio, que ajuda a deixar a cobertura mais sequinha e levemente aerada. Aí é só continuar mexendo até o caramelo secar e envolver completamente cada pedacinho de coco, formando aquela casquinha crocante.
E está pronto. Aí é só deixar esfriar e se deliciar com esse doce simples, mas cheio de sabor e de boas lembranças. Impossível comer só um!
Confira a lista completa de ingredientes e o modo de preparo no YouTube da Itatiaia Pop.
Clara Senra é jornalista gastronômica desde 2011 e já aqueceu as panelas para mostrar o que há de melhor na cozinha mineira aqui na Itatiaia. Nossos encontros são às quartas-feiras e sextas-feiras, com histórias de famílias que fazem história na cozinha e também com receitas fáceis, com a cara de Minas Gerais.



