Seguindo a máxima de que tudo que é feito em casa é mais gostoso, Minas Gerais não decepciona: além de
O destaque dos produtos não é sem motivo: embora a produção de azeites em Minas não seja exatamente volumosa, é graças à
Destaque mineiro no azeite
Embora a região Sul do Brasil seja a maior produtora nacional de azeites, é nas nossas terras que temos a Capital Mineira do Azeite Extravirgem, reconhecimento dado pela ALMG ao município de
A honraria não faz sentido apenas por relevância na produção, já que a cidade fica na região da Serra da Mantiqueira (a mais relevante em termos de produção de azeite no Sudeste do Brasil), mas também por tradição.
Afinal de contas, foi também em Maria da Fé que o primeiro azeite extravirgem autenticamente brasileiro foi extraído, lá em 2008.
Também diretamente dos olivais de Maria da Fé, o azeite Monasto foi premiado com a medalha de ouro na competição Bests of the Southern Hemisphere, em 2021.
Curiosidade: faça ou não parte da receita do sucesso do cultivo dos olivais e colheita, as azeitonas usadas no azeite premiado da Monasto cresceram ao som de música clássica. A produtora do azeite, Rosana Chiavassa, atribui parte do sucesso e reconhecimento do azeite a essa estratégia inusitada.
Programa Certifica Minas Azeite
Em um cenário mais local, mas também importante, o Monasto também foi o primeiro azeite a receber certificação no Programa Certifica Minas Azeite.
O reconhecimento demonstra que o produto atendeu a critérios elevados em relação a padrões de sustentabilidade, rastreabilidade, boas práticas de produção e, é claro, qualidade do produto final. A
Produção de azeite em Minas
Características próprias da região Sul de Minas é um dos fatores que colabora para o sucesso deste produto.
Além do solo rico em nutrientes, o clima e a região montanhosa da Serra da Mantiqueira ajudam a dar um toque mais frutado aos azeites – traço que ajuda a tornar o sabor ainda mais particular.
E, para apreciar ao máximo o azeite feito em Minas, o melhor é consumir o quanto antes. Especialistas da empresa de pesquisa agropecuária de minas gerais (Epamig) apontam que o frescor do azeite ajuda no sabor, e esse é mais um dos motivos pelos quais os produtos feitos em Minas são diferenciados: o tempo de demora entre a produção do azeite e ele estar disponibilizado em uma prateleira de supermercado é menor. Portanto, o resultado é um sabor mais delicado e acentuado.
Qualidade antes de quantidade
Os azeites mineiros acumulam todo esse reconhecimento sem sequer ser o estado com maior volume de produção do país.
Dados da Agência Minas indicam que a área plantada de oliveiras em MG é de cerca de 3 mil hectares (versus 4.8 mil hectares produtivos no Rio Grande do Sul), com cerca de 90 marcas de azeite registradas e produzidas na região.
Desde 2019, R$2,3 milhões foram investidos pelo Governo de Minas na cadeia produtiva do azeite em Minas.
Condições do azeite em 2024
Embora o azeite mineiro conquiste fãs nacionais e
Dados do Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva) indicam que o consumo de azeite no Brasil chega a 100 milhões de litros por ano. A produção interna total? Varia entre 450 mil a 750 mil litros.
Em 2022, considerado um ano bom na produção de azeites em Minas, foram gerados cerca de 120 mil litros. Em 2023, esse volume foi prejudicado pelas chuvas na época da florada e a produtividade caiu, gerando um volume de cerca de 60 mil litros de azeite feitos no estado.
A expectativa de produção de azeite mineiro é que seja melhor que 2023, chegando a superar ou, no mínimo, se aproximar do volume de 2022.
Um projeto de lei tramita no Senado e pode render um título ainda mais importante à cidade de Maria da Fé. Hoje conhecida como a Capital Mineira do Azeite, ela pode se tornar