Os dois estrearam como companheiros de bancada em 2000, durante a cobertura da Olimpíada de Sidney, e seguiram no programa diário por 20 anos. Durante a pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2021, Amigão e Antero se afastaram dos estúdios da ESPN por um ano e meio por fazerem parte do grupo de risco da doença.
Além de apresentarem o Sportscenter, os jornalistas foram amigos por 40 anos, sendo 30 trabalhando na emissora do grupo Disney.
A dupla se destacou no jornalismo esportivo por levar o programa de uma maneira leve e descontraída.
Antero se afastou da TV em setembro de 2022, após passar mal ao vivo e ser hospitalizado. Ele voltou à ESPN em 2023 e renovou contrato com a emissora até 2024. O jornalista morreu em 16 de maio de 2024, vítima de um tumor no cérebro.
Já Amigão deixou os estúdios de televisão em 2023, quando precisou ser internado pela primeira vez. Na época, ele revelou que passava por problemas de saúde e teria feito diversas cirurgias na coluna. O apresentador voltou à ESPN em 2024, após a morte de Antero, para pequenas participações em homenagem ao amigo.
“São 40 anos de amizade. Desses 40, 30 são de ESPN e 20 de Sportscenter. Hoje a gente tem convicção de que, graças ao fã de esporte, graças a todas as pessoas que sempre estiveram com a gente fazendo o programa, graças à iniciativa do Trajano, de fazer uma dupla diferente no surgimento do Sportscenter, sabemos hoje, com simplicidade e humildade, que formamos a maior dupla da história da televisão brasileira. E isso ninguém vai poder tirar do Antero e de mim. Tenho certeza que ele está do nosso lado. Ele vai ser nosso chão sempre. Mas o fato é que ele é um cabeçudo, não podia ter feito isso com a gente agora”, disse Amigão, durante homenagem a Antero em 2024.
Carreiras de Amigão e Antero Greco
Paulo Soares iniciou sua trajetória profissional ainda adolescente, em fevereiro de 1978, aos 15 anos, na Rádio Clube de Araras, no interior paulista. Pouco depois, passou a narrar em diversas emissoras do país. Em 1983, chegou à Rádio Gazeta, em São Paulo, e consolidou uma sequência de trabalhos no rádio que incluiu Record, Globo, Bandeirantes e Estadão/ESPN.
A estreia na TV aconteceu também em 1983, na TV Gazeta. Em seguida, Paulo passou por Record e Cultura, além de ter trabalhado na TVA Esportes, em 1994 — embrião da ESPN no Brasil, que seria lançada no ano seguinte. Entre 1998 e 2003, teve passagem pelo SBT, mas logo retornou ao canal esportivo, onde construiu sua imagem definitiva.
Formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Antero iniciou a carreira no Estadão. Ele também teve passagens pela Folha de São Paulo e pela Band. O jornalista chegou à TVA Esportes em 1994, a convite do jornalista e escritor José Trajano. Na emissora do grupo Disney se destacou no comando do Sportscenter.
Morte de Amigão
Segundo informações da ESPN, Paulo enfrentava problemas de saúde e estava internado havia cerca de cinco meses no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
A informação da morte foi confirmada pelo colega de emissora Alex Tseng, por meio das redes sociais. “Descanse, Paulo. Você lutou bravamente. Ficam as lembranças, longas conversas, risadas... Gratidão por tudo nesses quase 40 anos de amizade”, escreveu Tseng, em publicação no Instagram.