Esses três formam o que se considera o ‘Big 3’ da história do tênis, com 295 títulos, sendo 66 deles Grand Slams. Eles brilharam na mesma era, alternando finais e conquistas ao longo de quase duas décadas.
João Fonseca, por sua vez, tem uma projeção significativa. Inclusive, ele já superou o Novak Djokovic de 19 anos. Quando comparado aos outros dois, as realidades são distintas.
Desempenho dos Outros Membros do “Big 3" na Mesma Idade
- Roger Federer: Aos 19 anos, era o número 39 do mundo e ainda não havia conquistado nenhum título de Grand Slam ou ATP.
- Rafael Nadal: Com 19 anos, já ocupava a 5ª posição no ranking e conquistou seu primeiro Grand Slam em Roland Garros em 2005, logo depois de seu aniversário.
- Novak Djokovic: Na mesma idade, estava na 63ª posição do ranking da ATP.
Atualmente, João é o 44º do mundo, tendo conquistado um título ATP e dois Challengers.
Jannik Sinner e Carlos Alcaraz
Entretanto, antes de pensar em superar o Big 3, João enfrenta dois grandes adversários de sua geração: Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, que juntos já acumularam nove títulos de Grand Slam.
Carlos Alcaraz, aos 19 anos, se tornou o mais jovem número 1 do mundo no ranking da ATP e o mais novo a vencer um Grand Slam, conquistando o US Open de 2022 contra Casper Ruud. Já Jannik Sinner teve uma trajetória mais discreta nessa idade, ocupando a modesta 73ª colocação no ranking.