João Fonseca conta com a ‘sorte’ em definição de adversário no Rio Open; entenda

Brasileiro de 19 anos conheceu o caminho no torneio neste sábado (14), em sorteio realizado no Jockey Club, no Rio de Janeiro

João Fonseca em ação no ATP 250 de Buenos Aires

Pelo menos no sorteio, João Fonseca começou bem a trajetória no Rio Open 2026. Ao invés de ter um jogador de ranking mais alto, na estreia, o brasileiro enfrentará um tenista que ainda se classificará no qualifying do torneio. O sorteio foi realizado no Jockey Club, no Rio de Janeiro, neste sábado (14).

O qualifying é uma etapa anterior à primeira rodada da competição. Nela, jogadores que estão fora da chave principal brigam por vagas remanescentes no torneio. Ou seja, são jogadores que estão classificados abaixo no ranking ATP.

No qualifying, outros três brasileiros buscam vaga no maior torneio de tênis da América Latina: Thiago Monteiro, Igor Marcondes e Pedro Boscardin.

João Fonseca busca a primeira vitória na temporada de 2026 em casa. Ele foi derrotado por Eliot Spizzirri no Australian Open. Depois, perdeu para Alejandro Tabilo no ATP 250 de Buenos Aires.

Caminho de João Fonseca

Em caso de vitória no primeiro jogo, o brasileiro terá na segunda rodada o vencedor entre o sérvio Laslo Djere, e o peruano Ignácio Buse, atual 96 do mundo.

Nas quartas de final, ele terá pela frente ou o alemão Daniel Altmaier, cabeça de chave 7 e 51 do ranking, ou o italiano Matteo Berrettini, atual 58º colocado e ex-número 6 mundial. Berrettini estreia contra seu compatriota Lorenzo Sonego.

Leia também

Caminho de outros brasileiros

Gustavo Heide, Guto Miguel e João Reis são outros brasileiros que estão na chave principal. João, 207º, vai enfrentar o experiente Yannick Hanfmann, 90º do ranking. Gustavo Heide, 257º, irá jogar contra Vít Kopřiva, tenista da República Tcheca e número 95 do mundo.

Já Luis Guto Miguel, de apenas 16 anos, número três do mundo no juvenil e 1586º do mundo, vai encarar um tenista que virá do qualifying.

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...