Belo Horizonte e Contagem receberam pela primeira vez o projeto Olympism365, promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O evento iniciou na segunda-feira (7) e vai até sexta-feira (11). O evento social e esportivo contou com a presença de nomes importantes como Serginho Escadinha, bicampeão olímpico de vôlei, e Gabrielzinho, campeão paralímpico de natação.
Ao longo desta semana, já foram realizadas rodas de conversa, visitas a projetos sociais e atividades esportivas. Na segunda-feira (7), Serginho participou de um bate-papo no Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (IBEEC), em Contagem, onde falou sobre sua trajetória e os valores do esporte.
“O esporte me ensinou sobre superação, disciplina e trabalho em equipe. Me trouxe oportunidades de conhecer o mundo e me ensinou valores que vão para além da quadra. Quero mostrar para esses jovens que, independentemente das dificuldades, é possível chegar longe com dedicação e persistência”, afirmou o ex-atleta.
O Olympism365 também visitou alguns projetos sociais em Contagem e realizou doações de materiais esportivos. Os projetos beneficiados foram: o Núcleo de Fomento ao Paradesporto (AMParadesporto), o Formando Cidadãos no Esporte e Cultura, o Futebol é Vida e o Minas Quad Rugby, todos em Contagem.
Nesta quinta-feira (10), vinte jovens tiveram a oportunidade de conhecer a Arena MRV, estádio do Atlético. No local, participaram de um tour e assistiram a uma palestra com Fernando Monfardini, gerente de Compliance e ESG do Galo.
O encerramento será nesta sexta-feira (11), na UFMG. O medalhista paralímpico Gabrielzinho vai participar do encontro.
“A natação me deu oportunidades incríveis e me mostrou que não existem limites quando temos um propósito. Quero motivar esses jovens a acreditarem no seu potencial e a usarem o esporte como ferramenta para crescer, independente de qualquer circunstância que envolva a mobilidade”, declarou Gabrielzinho.
Segundo Charlie Pereira, coordenador do Olympism365 no Brasil, o objetivo é alcançar 20 mil jovens em oito estados até o fim de 2025. “Cada atividade tem um propósito: impactar a vida dos jovens e mostrar que, com o esporte, é possível alcançar novos horizontes e transformar realidades”, declarou.