A Federação Romena de Ginástica (FRG, na sigla em romeno) informou, em nota divulgada nesta terça-feira (13), que a ginasta Ana Barbosu receberá a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A cerimônia de entrega da medalha está marcada para a próxima sexta-feira (16), às 09h30 (horário local), em Bucareste, capital da Romênia. De acordo com o comunicado, a sessão solene contará com as presenças de Octavian Morariu, membro do Comité Olímpico Internacional da Roménia, e Mihai Covaliu, presidente do Comité Olímpico e Desporto Romeno.
Vale destacar que, nessa segunda-feira (12), a Confederação de Ginástica Artística dos EUA anunciou que o Tribunal Arbitral do Esporte não reconsiderará a decisão do CAS (Corte Arbitral do Esporte) de reaver a medalha, inicialmente conquistada por Jordan Chiles.
Sendo assim, Ana Barbosu se tornou a nova medalhista de bronze no solo da ginástica artística na Olimpíada de Paris.
No entanto, a confederação norte-americana afirmou, em nota, que recebeu a decisão com decepção, além de “buscar todos os caminhos e processos de apelação possíveis, incluindo na Corte Federal da Suíça, para garantir a pontuação, a colocação e a atribuição de medalha justas para Jordan”.
Mesmo assim, na nota publicada pela FRG, a Federação afirma ser Ana Barbosu a única medalhista na competição do individual geral no solo. Vale destacar que o imbróglio não interfere nas conquistas das medalhas de ouro e prata, por Rebeca Andrade e Simone Biles, respectivamente.