Os Estados Unidos sofreram, mas estão na final do basquete masculino nos Jogos Olímpicos de Paris. Nesta quinta-feira (8), após terem desvantagem por 17 pontos, os EUA contaram com brilho do armador Stephen Curry para venceram por 95 a 91 na semifinal.
Os sérvios começaram a partida na Bercy Arena dominando. Liderados pelo pivô Nikola Jokic, os europeus tiveram domínio total nos três primeiros quartos, mas o jogo virou nos dez minutos finais.
Com Curry, Devin Booker, Kevin Durant, LeBron James e Joel Embiid, o “novo Dream Team” conseguiu remontada no quarto período para vencer. Curry somou 36 pontos e foi o responsável pela virada a 2 minutos para o fim.
A final olímpica será no sábado (10), às 16h30, novamente na Bercy Arena, em Paris, contra a anfitriã França. A Sérvia entrará em quadra mais cedo, às 6h30, pela disputa do bronze contra a Alemanha.
Estados Unidos
Os EUA tinham dominado até então na Olimpíada. Foram vitórias sobre a mesma Sérvia; Sudão do Sul; e Porto Rico, na fase de grupos; e Brasil, nas quartas de final. A menor diferença de pontos nas vitórias foi de 17.
Já nos amistosos, de 10 a 22 de julho, os EUA também venceram todos os jogos, sobre Canadá, Austrália, Sérvia, Sudão do Sul e Alemanha. O jogo mais truncado foi diante dos sul-sudaneses, com vitória por 1 ponto.
Estados Unidos 95 x 91 Sérvia
Estados Unidos
Jrue Holiday, Stephen Curry, Devin Booker, LeBron James e Joel Embiid; Anthony Edwards, Kevin Durant, Derrick White, Bam Adebayo e Anthony Davis. Técnico: Steve Kerr
Sérvia
Aleksa Avramovic, Bogdan Bogdanovic, Ognjen Dobric, Nikola Jokic e Filip Petrusev; Nikola Jovic, Vanja Marinkovic, Vasilije Micic, Marko Guduric e Nikola Milutinov. Técnico: Svetislav Pesic
Destaques do jogo
Stephen Curry (EUA): 36 pontos, 8 rebotes e duas assistências
LeBron James (EUA): 16 pontos, 12 rebotes e 10 assistências
Joel Embiid (EUA): 19 pontos, 4 rebotes e duas assistências
Nikola Jokic (SER): 17 pontos, 5 rebotes e 11 assistências
Bogdan Bogdanovic (SER): 20 pontos, 4 rebotes e 3 assistências
Data e horário: quinta-feira, 8 de agosto de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Bercy Arena, em Paris-FRA
Arbitragem: Ademir Zurapovic (BOS), Júlio Anaya (PAN) e Martins Kozlovskis (LET)