Após vencer o espanhol Álvaro Robledo, por 4 sets a 2, na segunda rodada do individual masculino do tênis de mesa em
Nesta quarta-feira (31),
Somente o primeiro set foi complicado, com uma derrota por 11 a 3, e ele avançou para as quartas de final.
“Não estava conseguindo colocar a bola na mesa, por algum motivo não encontrei o ritmo naquele início. Mas foi importante manter a calma, a torcida toda estava do lado dele, mantive a concentração para vencer”, disse Calderano ao SporTV, após a partida no Paris Expo Porte de Versailles, local onde a competição está sendo disputada na capital francesa.
O brasileiro de 28 anos disse que emociona jogar em um ginásio lotado, em uma competição importante como a Olimpíada. E que a pressão incomoda um pouco, mas que quando a bolinha está em jogo, a concentração é no ponto seguinte.
Nas quartas de final, o rival será o o sul-coreano Jang Woojin (13º do mundo). Calderano igualou em Paris a melhor campanha de um brasileiro no tênis de mesa olímpico, dele mesmo em Tóquio 2020 (Olimpíada disputada em 2021 por causa da pandemia de Covid-19). E no Japão, Calderano bateu Woojin nas oitavas de final.
“Jogamos muitas vezes contra, inclusive nas oitavas em Tóquio, eu venci. Já fizemos semifinal, final em outros torneios, vai ser um jogo duro. A gente se conhece bastante, ele tem um jogo agressivo, bom saque, uma direita forte. Mas vamos continuar nesse objetivo da medalha”, disse Calderano.
Cabeça de chave número 1 e favorito ao ouro, o chinês Wang Chuqin perdeu nesta quarta-feira (31) para o sueco Truls Moregard, número 26 do mundo, por 4 sets a 2, em uma das grandes zebras do tênis de mesa olímpico. Chuqin estava na chave de Calderano.