Sete pessoas foram presas nessa quinta-feira (25) na Bélgica, suspeitas de terrorismo após serem alvo de buscas policiais. O procurador-geral do estado afirmou que todas ficarão sob custódia nesta sexta (26), data da cerimônia de abertura dos
Segundo informações da mídia belga, os investigadores não queriam correr riscos na véspera da abertura da Olimpíada. A conexão entre a suspeita e o evento não foi confirmada pelas autoridades locais. Ainda nesta sexta, um juiz vai decidir se as sete pessoas serão acusadas.
“[Os detidos] são suspeitos, entre outras coisas, de preparar um ataque terrorista. Os alvos específicos do ataque ainda não haviam sido determinados”, disse o procurador em comunicado.
As buscas foram realizadas nas cidades de Antuérpia, Liége e Ghent, além da região de Bruxelas. O procurador antiterrorismo da França afirmou à imprensa internacional que a investigação não levou a nenhuma busca ou prisão no país.
Vale lembrar que, entre 2015 e 2016, tanto a Bélgica como a França foram alvo de atentados terroristas, que mataram mais de 150 pessoas e feriram outras centenas. Os envolvidos eram nascidos ou residentes belgas e também estavam ligados aos crimes cometidos em território francês.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 começa às 15h (de Brasília).