Ouvindo...

Paris 2024: árbitra pioneira na Premier League apita jogo da Seleção Feminina

Rebecca Welch, de 40 anos, é escalada pela Fifa para a partida entre Brasil e Japão, no domingo (28), pela segunda rodada do futebol feminino nos Jogos Olímpicos

Rebecca Welch vai apitar Brasil x Japão, pela segunda rodada do futebol feminino em Paris

A Fifa definiu o trio de arbitragem para o segundo jogo da Seleção Brasileira feminina de futebol nos Jogos Olímpicos de Paris. O confronto contra o Japão será no próximo domingo (28), ao meio-dia (horário de Brasília), no Parc des Princes, na capital francesa.

A árbitra será a inglesa Rebecca Welch, de 40 anos. Ela foi a primeira mulher a apitar um jogo da Premier League, o Campeonato Inglês e principal torneio nacional de clubes do mundo. Em dezembro de 2023 ela trabalhou em Fulham 0 x 2 Burnley.

Em 2021, ela já havia entrado para a história ao ser a primeira mulher a apitar uma partida profissional de uma liga de homens, na League Two, equivalente à terceira divisão do futebol inglês.

Ela trabalhou também, em maio de 2024, na final da Liga dos Campeões da Europa Feminina, entre Barcelona-ESP e Lyon-FRA. Em Bilbao, na Espanha, o Barça venceu por 2 a 0.

As auxiliares serão Emily Carney, também inglesa, e a holandesa Franca Overtoon.

O Brasil venceu a Nigéria na estreia do Grupo C por 1 a 0, nesta quinta-feira (25), gol de Gabi Nunes. As japonesas perderam de virada para a Espanha, atual campeã mundial, por 2 a 1. Se vencer, as brasileiras se garantem nas quartas de final, mas o empate também não é um mau resultado.

Com 12 equipes na disputa no futebol feminino em Paris 2024, divididas em três grupos de quatro seleções, as duas primeiras de cada chave, mais as duas melhores terceiras colocadas, avançam à fase “mata-mata”.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.