Enviado especial a Paris - Chegou o dia da tão aguardada Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Nesta sexta-feira (26), a partir das 14h30 (horário de Brasília), será colocada à prova toda a grande estrutura montada pelo comitê organizador da Olimpíada na França.
Pela primeira vez em toda a história, uma Abertura dos Jogos modernos não será realizada dentro de um estádio olímpico. De um lado, o feito inédito e que se torna histórico antes mesmo da realização. Do outro, tensão e megaoperação de segurança.
As últimas semanas foram de grande preparação nos arredores do rio Sena, com telões, arquibancadas e estrutura já montados para a festa que promete ser memorável. O que também se vê no entorno do rio são barreiras de revista, isolamento e trabalho intenso de policiais e membros do exército francês.
Apenas pessoas credenciadas podem circular em vários pontos do Sena. Estações de trem foram fechadas e, ruas normalmente movimentadas, ficaram vazias nos últimos dias.
A tensão se deve à preocupação com possíveis atentados terroristas durante o momento tão aguardado e midiático. Nos últimos meses, foi trabalhado até o ‘plano B’, que seria levar o evento para o Stade de France se houvesse alguma ameaça real, o que não foi detectado pelas forças de segurança.
Agora, com cada parte central de Paris já monitorada para evitar a instalação de possíveis explosivos, esse cenário vai mudar. São esperadas mais de 300 mil pessoas para Cerimônia de Abertura.
Cerca de 45 mil agentes de segurança também trabalharão diretamente no evento. O espaço aéreo será fechado para impedir a circulação de drones.
Como será Cerimônia de Abertura
O desfile será realizado com os atletas em barcos no Rio Sena, passando por pontos tradicionais da Cidade das Luzes. O desfile será encerrado em enfrente ao Trocadero, na margem direita do Sena, oposta à Torre Eiffel.
Serão 80 telões e caixas de som posicionadas pelo Sena e arreadores para proporcionar a experiência.
Quase 100 barcos transportarão cerca de 10.500 atletas ao longo do Sena durante o desfile. Seguindo a tradição, a delegação grega será a primeira a desfilar.
O Sena como estrela
Cartão-postal da capital francesa, o Rio Sena será um dois locais mais importantes dos Jogos Olímpicos de Paris. Além da abertura, ele receberá as provas de triatlo e maratona aquática.
Foram gastos cerca de R$ 8 bilhões com a despoluição do rio. Permitir que os parisienses voltem a nadar no Sena, o que está previsto para 2025, é considerado como uma vitória pelas autoridades francesas.