Ouvindo...

Cinco curiosidades sobre o rio Sena, palco da abertura da Olimpíada de Paris

O rio que corta Paris é um dos mais conhecidos do mundo e navegar em suas águas permite ver a maior parte dos monumentos da cidade

Rio Sena vai ser palco de competições de natação nas Olimpíadas de 2024

A Olimpíada de Paris começa oficialmente nesta sexta, 26, com a abertura oficial. Paris optou pela ousadia e, pela primeira vez, apresenta a cerimônia de abertura fora de um estádio.

O Sena, o rio que corta toda a cidade de Paris, foi escolhido para ser o grande palco da cerimônia. Será, também, o local de várias competições durante os jogos. A qualidade da água preocupa e várias autoridades mergulharam no rio Sena para provar a segurança das águas.

Leia abaixo cinco curiosidades sobre o rio que é símbolo de Paris:

1 - Sena é uma mulher

Não é O Sena, é A Sena. É que na língua francesa, rio é uma palavra feminina.

Mesmo antes da língua francesa existir, o rio já era considerado feminino na era gaulesa, como conta esta reportagem da National Geographic. Na época em que os romanos conquistaram a Gália, hoje França, os nomes de rios dados pelos romanos eram masculinos. O Sena era a exceção e também tinha uma deusa - Sequana. Sua origem é Celta e era cultuada por quem pedia a cura de alguma enfermidade ou agradecia por graças e desejos alcançados.

2 - O Sena tem mais de 14 mil anos de idade

Sabia que o Sena existe desde o ano 12 mil antes de Cristo? Quem afirma isso e a Prefeitura de Paris e, com isso, o rio tem mais de 14 mil anos de idade. Quando surgiu, o Sena não tinha tantos canais como hoje. Porém, o curso principal do rio segue praticamente o mesmo.

Com o passar dos anos foram criadas eclusas e poços para regular o nível da água do rio e evitar as cheias. Alguns afluentes secaram, como o que ficava onde hoje é o Boulevard Saint Germain.

3 - Patrimônio Mundial da Humanidade

As margens do Sena em Paris são consideradas patrimônio mundial da humanidade pela Unesco desde 1991. O trecho do rio que vai da Ponte de Sully até a Ponte de Iéna é o que foi tombado pela Unesco e tem 365 hectares de área.

É principalmente dentro desse perímetro que acontece a cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris, o que inclui 23 das 37 pontes de Paris e locais como a Ilha Saint-Louis e a Ilha da Cité, onde fica a catedral da Notre Dame.

Leia também

4 - Paris a 230km de Paris

A nascente do Rio, que fica a mais de 230km de Paris, é parte do território da capital da França. Foi o Barão Haussmann, o prefeito que fez a grande reforma que transformou Paris no que é hoje, que teve a ideia de comprar a nascente do Sena em 1864. E no ano seguinte, foi feita uma gruta pra abrigar o nascedouro do rio e uma estátua da deusa Sequana.

5 - Rio mais conhecido do mundo

O Sena é tema de músicas, fotografias e também retratado em diversos filmes. A jornalista Elaine Sciolino, autora do livro “Sena, o rio que fez Paris”, diz que “provavelmente dezenas de milhares de filmes tenham sido feitos em Paris”. E cita uma frase de Régis Robert, pesquisador-chefe da Cinemateca Francesa em Paris, que afirma que o Sena é o rio mais conhecido do mundo e faz uma comparação - quando você vê uma tomada aérea de Nova York em um filme, você vê os arranha-céus. Em Paris, todas as imagens aéreas mostram o Sena.


Participe dos canais da Itatiaia:

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.