Ouvindo...

Paris 2024: árbitra brasileira é escalada para jogo do futebol masculino

Edina Alves, com Neuza Back e Fabrini Bevilaqua, estarão em Japão x Mali no próximo sábado (27)

Edina Alves, árbitra brasileira que está nos Jogos Olímpicos de Paris

Edina Alves será a árbitra de Japão x Mali, que se enfrentam no próximo sábado (27), às 16h (de Brasília), pela segunda rodada do Grupo D do futebol masculino da Olimpíada de Paris. O jogo será em Bordeaux.

Nos pés da Torre Eiffel, o vôlei de praia vai pegar fogo na Olimpíada de Paris. E você coloca ainda mais emoção palpitando na KTO. Clique aqui e acesse

As auxiliares também serão brasileiras: Neuza Inês Back e Fabrini Bevilaqua. O Japão goleou o Paraguai na estreia, por 5 a 0, enquanto Mali empatou por 1 a 1 com Israel.

É a primeira vez que árbitras mulheres são escaladas para apitar jogos do futebol masculino em Jogos Olímpicos, algo que já ocorreu na Copa do Mundo de 2022, no Catar.

A japonesa Yoshimi Yamashita comandou o empate sem gols entre Egito e República Dominicana, pelo Grupo C, nesta quarta-feira (24).

Edina foi a primeira árbitra mulher em uma competição masculina de futebol, o Mundial de Clubes de 2020, disputado no Catar, em fevereiro de 2021, por causa da pandemia de Covid-19.

Na Copa do Mundo Feminina de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia, Edina apitou um dos jogos de abertura, entre Austrália e Irlanda, e a semifinal entre Espanha e Suécia, com vitória das espanholas por 2 a 1.

O Brasil não se classificou para a competição masculina de futebol em Paris. Além de Edina, Neuza e Fabrini, os brasileiros escalados para a arbitragem na Olimpíada de Paris são Ramon Abatti Abel (árbitro), Guilherme Dias Camilo (auxiliar) e Daiane Muniz (VAR).

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.