Edina Alves será a árbitra de Japão x Mali, que se enfrentam no próximo sábado (27), às 16h (de Brasília), pela segunda rodada do Grupo D do futebol masculino da
As auxiliares também serão brasileiras: Neuza Inês Back e Fabrini Bevilaqua. O Japão goleou o Paraguai na estreia, por 5 a 0, enquanto Mali empatou por 1 a 1 com Israel.
É a primeira vez que árbitras mulheres são escaladas para apitar jogos do futebol masculino em Jogos Olímpicos, algo que já ocorreu na Copa do Mundo de 2022, no Catar.
A japonesa Yoshimi Yamashita comandou o empate sem gols entre Egito e República Dominicana, pelo Grupo C, nesta quarta-feira (24).
Edina foi a primeira árbitra mulher em uma competição masculina de futebol, o
Na Copa do Mundo Feminina de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia, Edina apitou um dos jogos de abertura, entre Austrália e Irlanda, e a semifinal entre Espanha e Suécia, com vitória das espanholas por 2 a 1.
O Brasil não se classificou para a competição masculina de futebol em Paris. Além de Edina, Neuza e Fabrini, os brasileiros escalados para a arbitragem na Olimpíada de Paris são Ramon Abatti Abel (árbitro), Guilherme Dias Camilo (auxiliar) e Daiane Muniz (VAR).